23 janeiro 2018

Os grandes e os pequenos

Os grandes deste mundo estão reunidos em Davos para supostamente se entenderem sobre as grandes questões que afligem a Humanidade e procurarem soluções para as enfrentarem. Mas já todos sabemos, por antecipação, que não são de esperar entendimentos de fundo e, muito menos, compromissos sérios quanto a um futuro esforço colaborativo a nível planetário.
 
Entretanto, corre mundo a imagem de um menino com fome encostado ao vídro da janela de um restaurante, olhando para o prato cheio de comida de um cliente. Está, ali, sozinho, na sua indigência e abandono, a lembrar mais de um milhão de crianças subnutridas, ameaçadas de doenças evitáveis e morte prematura, privados de bens básicos para uma vida feliz. Esta imagem corre mundo e ainda bem. Oxalá servisse de pórtico para uma iniciativa (mundial?) de cidadãos em favor de que NADA DEVIA FALTAR ÀS PESSOAS PELO MENOS ATÉ AOS 12 ANOS?
 
Ficar com lágrima ao canto do olho é bom, mas "poucochinho"!!!
 
Será que estes dois mundos, os grandes e os pequenos, algum dia se encontrarão, em Davos ou em qualquer outra cidade do Planeta Terra, para, finalmente, perceberem que todos somos um?

1 comentário:

  1. Emocionante, é verdade, e é preciso que muitos milhões vejam, e também é preciso que o gesto de ajuda e ternura seja também imitado por milhões. Mas não chega: há que interpelar os poderosos, e há que ajudar milhões a ver as causas para haver tantos meninos como esse. Essas causas não são "coisas", são pessoas que tomam decisões económicas, políticas, e são também cidadãos que lhes dão poder quando votam ou quando "deixam andar", "é lá com eles", etc. A indiferença é tamb

    ResponderEliminar

Os comentários estão sujeitos a moderação.