02 outubro 2020

O "Efeito Bazuca"

 

Este post vem a propósito de um  artigo de International Politics sobre a chamada Moderna Teoria Monetária. A quem também alguns chamam o efeito "bazuca", ou seja, a transferência directa de dinheiro para as famílias e empresas como saída para a presente crise - e outras que venham a surgir...Embora ainda seja cedo para tirar conclusões definitivas e o artigo se limite aos EUA, parece haver já alguma matéria para reflexão.

Antes de mais, não se correrá o risco de gerar, ou agravar, a inflação: existem grandes output gaps, ou seja, capacidade de produção instalada e subutilizada devido às paragens e redução de actividade da economia. Por outro lado, o aumento do rendimento disponível das famílias assim conseguido permite-lhes, sem dúvida, acorrer às suas necessidades imediatas - admitindo que é suficiente para isso... Mas também se pode traduzir em aumento da poupança, como parece estar a suceder em Portugal, mais do que contribuir para o aumento dos consumos, da procura agregada. Aqui, Keynes não teria razão...

E as empresas? Terão condições para retomar a produção e com ela o emprego? Muitas sim, outras precisarão de maiores períodos de tempo para tal, terão de não ter perdido muitos nem grandes mercados de venda internos e de exportação. E a quebra da economia e da produção é agora global... Basta pensar no sector hoteleiro e no turismo. Mas também na comercialização de viagens e em todo um mundo de actividades que se viram de repente comprometidas, como sabemos.

Até quando?

Aí reside o busílis da questão. Não se sabe, nem sequer se pode prever com o mínimo rigor, quando passará esta crise, este choque exógeno, em linguagem da economia. E a incerteza é inimiga da expansão dos negócios e, também, das grandes compras familiares. Talvez assim se perceba melhor que a procura da vacina, sendo uma questão prioritária de saúde pública, não é menos um objecto de poder económico e político. 

A curto prazo, a oferta monetária terá efeitos positivos na componente mais directa (L1), dinheiro em caixa ou no banco. E no alívio do sofrimento das famílias, o que é, ou devia ser, o principal objectivo imediato.

A economia, em si, a sua reacção e reanimação, precisarão de um conjunto de outras medidas de política e, especialmente, dos efeitos destas a médio e longo prazos.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação.