19 junho 2017

O conhecimento ao serviço do desenvolvimento económico e social

Já está disponível o texto da autoria de Flamínia Ramos e Margarida Chagas Lopes o qual se integra no projecto Economia e Sociedade - Pensar o Futuro que tem vindo a ser desenvolvido no âmbito do GES.

As autoras analisam a crise do velho paradigma confrontando-o com as condições em que, presentemente, o conhecimento se produz e difunde.

Nas suas palavras: Facilmente transferível, cada vez mais transacionável através dos bens e serviços em que se incorpora e extremamente apetecido pelo grande negócio internacional como principal instrumento da competitividade, o conhecimento determina as condições de produção, transferência e apreensão do valor e riqueza nesta época em que vivemos.
(…)
O conhecimento é um instrumento de poder. 
 
No texto, merece particular atenção a produção e a difusão do conhecimento em Portugal, o funcionamento das suas instituições e o actual contexto político, designadamente os objectivos constantes do programa de Governo, as condicionantes institucionais e outras e as lacunas a superar com vista à sustentabilidade de um sistema de produção científica ao serviço do desenvolvimento económico e social.

O texto na íntegra pode ser encontrado aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação.