04 fevereiro 2017

Pensar o futuro
A revolução tecnológica e digital em curso e os seus impactos na economia e na sociedade

A inovação tecnológica não é um fenómeno novo, mas tem-se revestido, nas últimas décadas, de uma abrangência, complexidade e aceleração, que justificam a ideia de que está em curso uma quarta revolução industrial, com consequências dramáticas para a vida das pessoas, a economia e a organização socio-política.
Já são visíveis os seus efeitos. Estarão os cidadãos preparados para responder adequadamente aos seus desafios? 
 
Assim começa o elaborado por Elsa Ferreira (GES) e que beneficiou do comentário de João Cravinho e outros participantes no seminário onde foi apresentada uma versão preliminar.do mesmo.

O texto na íntegra acaba de ser publicado neste blogue, afim-de contribuir para alargar e aprofundar o debate público sobre esta problemática de tão amplas consequências para o nosso futuro.

Transcrevem-se as palavras finais da conclusão:

Torna-se evidente que o novo modelo tem de romper com todo um conjunto de procedimentos e formas de regulação actualmente existentes, faltando as políticas públicas indispensáveis ao bom enquadramento do processo em curso.
Em suma: É necessário e urgente que as sociedades democráticas alarguem o espectro do debate público e as escolhas democráticas a estas questões que têm muito a ver com a qualidade de vida das pessoas e da sociedade, já no tempo presente e, sobretudo, com as suas implicações para as gerações futuras.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação.