03 outubro 2015

Legislativas – 2015 : Olhares cruzados
O combate à pobreza nos programas eleitorais

Ao realizar a série de olhares cruzados sobre os principais temas apresentados pelos principais partidos candidatos às eleições legislativas de 2015 o Grupo Economia e Sociedade tentou dar o seu contributo para o esclarecimento das propostas dos diferentes partidos sobre temas que consideramos relevantes para o país e a sociedade portuguesa. Ainda que não partidário esse olhar sobre a realidade nunca é neutro. Num texto como o presente sobre a pobreza em Portugal este olhar encontra-se claramente filiado no grupo de todos aqueles que acreditam que a pobreza não é uma fatalidade, que a pobreza pode ser combatida e erradicada da nossa sociedade. E que não desistem desse desígnio.

É com estas palavras que termina um texto do Professor Carlos Farinha Rodrigues sobre o modo como o combate à pobreza em Portugal é abordada em diferentes partidos e coligações que concorrem às próximas eleições legislativas. Ver aqui.
Embora da maior relevância na apreciação da situação presente e na perspectivação de um desenvolvimento humano e sustentável no futuro, o tema não conheceu o devido relevo durante a presente campanha eleitoral, razão acrescida para continuar a merecer a melhor atenção no trabalho da próxima sessão legislativa e na acção do governo que vier a ser formado. 

Não é demais repetir que a pobreza não é uma fatalidade. Erradicar a pobreza é um objectivo de concretização de direitos humanos.

Os cidadõs e cidadãs e as organizações da sociedade civil deverão protagonizar um papel interventivo e vigilante.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação.