28 setembro 2015

Erradicar a Pobreza
Compromisso para uma Estratégia Nacional

Quase no termo da campanha para as próximas eleições legislativas causa uma justa estranheza que, sendo a pobreza um problema da maior gravidade na sociedade portuguesa, pela sua persistência e número de pessoas abrangidas (20% da população) bem como pelas implicações que tem no desenvolvimento sustentável do País, não se tenha discutido com a profundidade requerida esta temática e não se encontrem nos programas eleitorais propostas concretas de uma estratégia para erradicar a pobreza num horizonte temporal preciso.
 
A sociedade civil já oportunamente se manifestou junto das competentes instâncias políticas no sentido de que seja adoptada uma estratégia de conjunto para erradicar a pobreza. Existe, inclusive, uma Resolução da Assembleia da República de 2008 com recomendações que, até agora, pouco ou nenhum efeito tiveram.
 
A rede europeia anti-pobreza – Portugal, congregando cerca de duas dezenas de individualidades e instituições, vem, uma vez mais, chamar a atenção dos decisores políticos e da sociedade civil para o problema da pobreza e da exclusão social, apelando a um Compromisso para uma Estratégia Nacional para erradicar a pobreza.
 
A revista Rediteia 48 foi o veículo encontrado para apresentar a conhecimento público o respectivo Manifesto dinamizado pela EAPN-Portugal. Na mesma publicação se inclui uma resenha histórica das políticas de luta contra a pobreza adoptadas na Europa e em Portugal, uma análise circunstanciada sobre a pluralidade de causas da pobreza e sobre as políticas adoptadas, um roteiro pormenorizado para a definição de uma estratégia para erradicar a pobreza e, ainda, um anexo com uma compilação exaustiva de indicadores de pobreza e exclusão social em Portugal e na Europa.
 
Cabe lembrar o poema de Sophia de Melo Breyner: vemos, ouvimos e lemos, não podemos ignorar…
 
O livro pode ser solicitado ao Centro de Documentação da EAPN, através do contacto armandina.heleno@eapn.pt.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação.