28 setembro 2015

Lançamento do livro "Fuga de Cérebros"

Do Colega Belmiro Cabrito, Investigador no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, membro do Pensar a Educação e do Educação-século XXI, co-autor deste livro e autor de numerosas publicações científicas sobre Financiamento da Educação e do Ensino Superior, Economia da Educação, Políticas Educativas, entre outros domínios, recebemos com pedido de publicação o texto que a seguir transcrevemos:

"Amigos e colegas
Nos últimos dois anos participei no projecto “BRADRAMO - Êxodo de competências e mobilidade académica de Portugal para a Europa” com envolveu investigadores das Universidades do Porto, de Coimbra e de Lisboa. Foi um projecto que pretendeu dar a conhecer um movimento actualmente muito forte na sociedade portuguesa: a emigração altamente qualificada. Quem são os nossos emigrantes altamente qualificados? Por que emigram? Que expectativas? Quais as razões/condições para voltar? São algumas das questões a que tentámos responder através de um questionário que envolveu mais de 1000 destes emigrantes, de dezenas de entrevistas e de retratos sociológicos. De igual forma, foi objectivo estimar os custos envolvidos para Portugal com esta emigração altamente qualificada constituída hoje por cerca de 200000 Portugueses e que correspondem a um investimento na educação feito por todos nós mas cujo retorno será apropriado pelos países que os acolhem. Deste projecto resultou o livro "Fuga de cérebros: retratos da emigração portuguesa qualificada", que será lançado na Livraria Bertrand do Picoas Plaza, em Lisboa (R. Tomás Ribeiro), no próximo dia 6 de Outubro (3ª feira), pelas 18.30h. O livro será apresentado pelo Viriato Soromenho Marques.

Sendo um tema que foi tratado cientificamente, mas com evidentes repercussões políticas no espaço público, gostaria muito de poder contar com a presença dos meus amigos, companheiros e colegas de profissão com quem me cruzei nos últimos 30 anos. Sem prejuízo do envio de um convite mais formal pela Bertrand, fica já o pedido para, se tiverem disponibilidade, reservarem na vossa agenda.
Podem saber um pouco mais sobre o livro no endereço:

 
Belmiro Cabrito "

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação.