16 outubro 2014

Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza: A Pobreza Mata

No Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, um grupo de personalidades e de Organizações empenhadas em promover a erradicação da pobreza divulga uma mensagem que é um grito de alerta: A pobreza existe! A pobreza mata!
 
Nesta mensagem se denunciam os diferentes rostos da pobreza e as suas causas principais, anotam-se com grande preocupação os efeitos perniciosos de algumas políticas governamentais e clama-se por uma estratégia que tenha por horizonte erradicar a pobreza, numa lógica de solidariedade e coesão social, de desenvolvimento sócio-económico que a todos aproveite e, em particular, aos mais carenciados, de aprofundamento da cidadania com garantia de direitos básicos, sem esquecer a participação das pessoas em situação de pobreza na busca de respostas adequadas, respeitando a sua dignidade, os seus interesses e as suas aspirações, ouvindo-as e esclarecendo-as sobre o que se propõe, num trabalho conjunto e personalizado que contribua para o aumento da sua autoestima e o reforço da sua capacidade de construção de um projeto de vida.
 
A decisão da União Europeia de consagrar 20% do Fundo Social Europeu entre 2014 e 2020 para combater a pobreza é uma oportunidade que não deve ser desperdiçada.
 
A sociedade civil e a comunicação social têm um papel importante a desempenhar na mobilização dos cidadãos e dos decisores políticos aos vários níveis, Governo e Oposição, para fazer da erradicação da pobreza uma causa nacional.
 
O texto na íntegra pode ser consultado no site da EAPN Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação.