14 maio 2012

Uma Nova Métrica para a Fixação dos Salários


De entre as medidas anunciadas por François Hollande para assinalar a nova Presidência em França, quero destacar a sua determinação de introduzir uma regra para fixar a remuneração dos gestores das empresas públicas. Segundo essa norma, o tecto daquele montante terá de ser proporcional ao salário mais baixo pago nas respectivas empresas, no máximo de 20 para 1.

Podemos discordar da proporção escolhida, talvez ainda demasiado generosa e de aplicação restrita às empresas públicas, mas creio que, com esta decisão, está aberto caminho para generalizar a aplicação de um critério similar, por via legal ou negociação social, aos demais sectores da economia.

Quebra-se, deste modo, uma das causas de desigualdade intra-rendimentos salariais, trava-se a tendência crescente para a desvalorização salarial dos estratos mais baixos, reforça-se a coesão social no seio da empresa, reafirma-se o princípio da empresa como uma comunidade de trabalho e não apenas como um capital a valorizar. Espera-se ainda desta medida que, mediante soluções análogas, os gestores olhem com mais atenção para o poder de compra dos assalariados das empresas que gerem.

Ficamos aguardando decisões que atendam também à necessária correcção da desigualdade na repartição funcional do rendimento, estabelecendo regras de repartição dos excedentes entre investidores e trabalhadores (desejavelmente também entre fornecedores e clientes ...).

Trata-se de dar atenção aos factos e aos dados empíricos e enfrentar a evidência de que o mercado é cego em matéria de equidade e esta é valor a preservar no estado democrático.

2 comentários:

  1. Preocupações de equidade deveriam ter também em conta em que medida os trabalhadores nas suas respectivas funções contribuem para o valor acrescentado no produto ou serviço e, em consequência, fazer repercutir isso no salário. O salário não deve resultar apenas das relações de força, nomeadamente negocial e, hoje em dia,o trabalho está, por assim dizer "na mó de baixo", e daí a desigualdade na repartição do rendimento.

    ResponderEliminar
  2. Parece "Ovo de Colombo"!
    Sigo menos a sugestão do Cláudio, porque não é fácil determinar qual é o valor da contribuição específica de cada trabalhador,dadas as interdependências funcionais entre as contribuições dos diferentes membros da empresa. Para além disso, poderiam vir a gerar-se comportamentos de concorrência entre os trabalhadores prejudiciais a um bom clima de cooperação no interior da empresa.
    Isto não significa que eu considere que não devam existir mecanismos de diferenciação de salários no interior da empresa.

    ResponderEliminar

Os comentários estão sujeitos a moderação.