07 julho 2022

Inflação e Políticas contra a Pobreza

 

A inflação atual tem sido atribuída maioritariamente ao aumento dos preços da energia e dos bens alimentares. Embora não exista consenso sobre a melhor forma de a controlar, a defesa de políticas monetárias restritivas parece ganhar cada vez mais adeptos, apesar dos seus efeitos negativos sobre a economia.

A curto prazo, as repercussões vão porém ser particularmente negativas sobre o custo de vida das famílias. Daí que várias organizações internacionais advoguem a adoção de apoios temporários às famílias mais vulneráveis.

Acresce que o impacto da inflação sobre os rendimentos é tanto mais pesado quanto mais baixos forem os rendimentos familiares, ou seja, sobre os rendimentos das famílias situadas nos decis mais baixos da distribuição dos rendimentos.

Um artigo recente de Georgia Kaplanoglou (ver), dava conta que as famílias gregas situadas no escalão mais baixo dos rendimentos precisavam de aumentar os seus gastos em 15,5% para manter constante os seus consumos em energia e bens alimentares, contra 6% nas famílias situadas nos 10% mais ricos. Estes números apontam para diferenças maiores do que as anteriormente identificadas pela OCDE para ao Reino Unido e os Países Baixos.

Lembra ainda a autora que, quando da crise de 2008, Tony Atkinson apoiou fortemente as políticas de apoio à redistribuição dos rendimentos, ainda que considerasse que elas seriam sempre insuficientes se os governos não atuassem sobre a forma como os rendimentos são primariamente distribuídos no mercado.

Sendo assim, para além da defesa das políticas de subida do salário mínimo e de apoio ao consumo de energia e de bens alimentares das famílias de baixos rendimentos, a luta contra a inflação “é uma oportunidade para repensar como é que o reforço das políticas redistributivas deve ser combinado com políticas que garantam uma maior segurança, bem como empregos melhor pagos e uma distribuição equitativa dos ganhos com o crescimento económico”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação.