06 fevereiro 2012

Pobreza na cidade de Lisboa

No passado dia 3 de Fevereiro foi apresentado o estudo “Barómetro de pessoas que se encontram em situação vulnerável”, encomendado à DINAMIA’CET/ISCTE IUL, pelo Observatório de luta contra a pobreza e a exclusão social da cidade de Lisboa (ver http://observatorio-lisboa.eapn.pt). Trata-se de um trabalho do maior interesse, sobretudo no actual contexto de crise económica, que tem contribuído parra o aumento da pobreza.

A metodologia seguida no estudo foi particularmente inovadora, tendo em conta os estudos que entre nós têm abordado a pobreza. Optou-se por seguir uma metodologia qualitativa, assente em entrevistas aos pobres nas zonas mais carenciadas da cidade de Lisboa, bem com às entidades vocacionadas para os ajudarem.

Foram objectivos do estudo:

Detectar os processos de vulnerabilização que diferentes perfis de pobreza enfrentam e as suas repercussões no percurso de vida
Analisar os recursos individuais e as disposições de activação para a construção da autonomia económica e existencial
Avaliar o impacto das dimensões socio-económicas e político-institucionais que intervêm na produção do conjunto de recursos e oportunidades que são proporcionados aos sujeitos para lidar /escapar às situações de pobreza e vulnerabilidade.

Os resultados obtidos pelo estudo, não obstante a necessidade de virem a ser sujeitos a um maior desenvolvimento, permitem um conhecimento mais completo dos fenómenos ligados à pobreza e fornecem indicações relevantes para a condução das políticas de luta contra a pobreza e a exclusão social. A análise levada a efeito pelos autores deste estudo veio também a revelar como estão errados muitos dos estereótipos ligados aos pobres. Estes estereótipos têm porém vindo a ser amplamente divulgados pela comunicação social, o que nos vai obrigar a corrigir muitas das nossas “certezas”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação.