11 janeiro 2011

Que grande desafio!

O “post” de ontem de Mário Murteira “2011, UMA ODISSEIA NO ESPAÇO” termina com um grande desafio para que os cristãos do Século XXI descodifiquem a sua fé “num Cristo determinante na História humana” de modo a que, em vez de “um objecto insólito”, essa fé seja algo “ao serviço, verdadeiramente, duma Nova Economia, que será também, necessariamente, uma Nova Sociedade”.
Penso que é o que vamos tentando fazer neste blog. Mas logo que vi o “post”, ocorreu-me pegar na encíclica “Caridade na Verdade”, não sem antes ter esboçado a seguinte sequência de palavras e expressões:
Cristo;
“O homem – Deus – ou o sentido da vida” (de Luc Ferry”, original francês de 1996 , ed. Grasset);
“humanização do divino e divinização do humano” (evolução do contexto sociocultural do cristianismo desde o século XVIII até aos dias de hoje, segundo L. Ferry);
“desenvolvimento humano” no sentido da “plenitude” (transcendente, para uns, inalcançável, para todos, mas por isso mesmo sempre procurado e procurada…);
dignidade humana, valor síntese, (mas que, na fé cristã, decorre de Cristo “Deus-Homem”);
“Nova Sociedade”;
“Nova Economia” (propositadamente, altero a ordem que têm no texto de Mário Murteira).
Peguei então na encíclica e no capítulo III intitulado “Fraternidade, Desenvolvimento Económico e Sociedade Civil” que começa por realçar a importância do dom e da gratuitidade, retiro para destacar, citando, o seguinte excerto:
Na época da globalização, a actividade económica não pode prescindir da gratuitidade, que difunde e alimenta a solidariedade e a responsabilidade pela justiça e o bem comum nos seus diversos sujeitos e actores. Trata-se, em última análise, de uma forma concreta e profunda de democracia económica. (nº 38)
E como, neste blog, temos dado destaque ao conceito de democracia económica, por aqui me fico. Isto não é mais que um grão de areia para tamanho desafio!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação.