18 fevereiro 2019

As multinacionais também devem pagar impostos.


Uma das principais críticas que têm sido feitas à globalização é a facilidade esta que oferece às grandes empresas multinacionais para reduzirem a valores ridículos os impostos que pagam.

A circunstância de ser muito elevado o peso das trocas comerciais efectuadas entre as empresas pertencentes ao mesmo grupo transnacional (da ordem de 70% do comércio mundial, segundo estimativas), dá uma ideia do que pode ser o impacto sobre os orçamentos nacionais por persistentes e injustas práticas fiscais.

Um caso bem conhecido é o da Apple que concentrava na Irlanda a origem dos seus lucros, sobre os quais pagaria o imposto de 0,005%.

Estaremos perante uma fatalidade, perante a qual os governos se curvam, receosos de desagradar às multinacionais e perder os empregos por elas criados?

Até que ponto a complexidade técnica desculpa o insucesso das iniciativas que Organizações Internacionais como a OCDE têm levado a cabo para corrigir a iniquidade das referidas práticas?

Um artigo recente de Stiglitz “How Can We Tax Footloose Multinationals”, publicado em Project Syndicate[1], defende que existe uma resposta ao problema, através da imposição de um mínimo global de imposto sobre os lucros, a distribuir segundo uma fórmula de cálculo entre as várias jurisdições em que a empresa multinacional está presente.

Em seu entender, os EUA e a UE podiam – e deviam - tomar unilateralmente esta iniciativa, pois outros os seguiriam, evitando uma corrida de que só as multinacionais beneficiam.

Com efeito, já vem de longe a prática americana de não tomar como equivalentes a preços de mercado concorrencial os “ preços de transferência” que são praticados nas transações entre empresas interligadas, atribuindo a cada Estado uma parcela do lucro global, conforme o seu peso nas vendas, emprego e capital.

Com a fragmentação dos processos produtivos no mundo globalizado, o peso crescente da economia digital, as transacções de bens imateriais, tudo se conjuga para que, cada vez se torne mais difícil aos governos cobrar os impostos sobre os lucros das empresas multinacionais, as quais, no entanto, se afirmam respeitadoras da responsabilidade social.

Por uma vez, aprendamos com os americanos!


[1] https://www.project-syndicate.org/commentary/corporate-tax-avoidance-end-transfer-pricing-by-joseph-e-stiglitz-2019-02?utm_source=Project+Syndicate+Newsletter&utm_campaign=f5327b5621-sunday_newsletter_17_2_2019&utm_medium=email&utm_term=0_73bad5b7d8-f5327b5621-93886257&mc_cid=f5327b5621&mc_eid=e610bb4022

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação.