10 janeiro 2017

Mário Soares
- O testemunho e as lições para o nosso futuro

Nestes dias de luto nacional pela morte de Mário Soares, é vasto e muito rico o conjunto das opiniões expressas acerca do que foi a sua vida, as suas diferentes facetas e os papéis relevantes que desempenhou, em Portugal, na Europa e no Mundo. 

Ainda sob o impacto deste acontecimento, gostaria de sublinhar algumas palavras-chave que, justamente, ecoam da generalidade dos discursos e entrevistas e que devem ser lembradas como testemunho a não perder e que merece ser projectado na construção do nosso futuro colectivo.

Acerca do seu carácter, destaco: Coragem, coerência, determinação, gosto pela vida, visão de futuro… 

Quanto aos valores pelos quais lutou, sublinho: Liberdade, Democracia, Direitos humanos, Justiça social, Ecumenismo, Paz, …

Perante o desaparecimento desta figura ímpar, cabe-nos, certamente, valorizar o seu testemunho, mas, principalmente, perspectivá-lo para futuro. Em primeiro lugar junto da actual classe política, mas também do cidadão comum e, em particular, das gerações mais novas. 

A este propósito deixo algumas interrogações:

- Como recuperar o sentido nobre da Política e o dever de uma participação responsável de todos na defesa e promoção dos valores primordiais? 

- Como interessar as novas gerações pela causa pública e como dar-lhes as devidas ferramentas para uma análise crítica da vida colectiva e um discernimento responsável e prospectivo? 

- Como criar uma consciência patriótica aberta à construção de um desenvolvimento sustentável orientado para o bem comum, a equidade e a coesão social?

- Que papel devem desempenhar a família, a escola, os media, as colectividades na salvaguarda e na transmissão dos valores?

1 comentário:

  1. Opinião e interrogação objectiva e certeira...
    Obrigado Drª Manuela. Dou graças pela sua lucidez

    ResponderEliminar

Os comentários estão sujeitos a moderação.