22 setembro 2016

Por uma sociedade decente

Por uma sociedade decente é o título do livro que o Professor Eduardo Paz Ferreira lançou em Julho último e que bem merece encontrar atenção e debate, na rentrée social e política.

Nele se reúne um vasto conjunto de reflexões sobre temas nucleares do processo de mudança em curso e o seu impacto sobre as instituições básicas da sociedade, questões de fundo sobre as quais não nos é permitido passar ao lado, pese embora a capa do entretenimento malévolo dos media, mais empenhados em alimentar a curiosidade dos cidadãos e cidadãs pelas questões menores do que em contribuir para um discernimento colectivo à altura dos desafios do tempo presente e de uma ousada e imprescindível construção do futuro.

A um análise atenta e lúcida da realidade nacional e mundial, sob múltiplas facetas, para que convoca o leitor, o Autor acrescenta a sua inquietação pessoal acerca dos muitos aspectos negativos da sociedade actual e adverte para o risco de desvio ou descaso de valores fundamentais e estruturantes no funcionamento das instituições e do modo de viver colectivo, mas sem desanimar da sua convicção pessoal de que é necessário e possível construir uma sociedade decente e mais feliz para a qual aponta rumos, num referencial de valores humanistas e de cultura democrática.

Podem os valores mudar o mundo? Pergunta-se na cinta que capeia o livro. Eu acrescentaria outra interrogação: Conseguiremos mudar o mundo sem um forte investimento colectivo em aprofundar, consensualizar e interiorizar valores comuns à nossa sociedade como um todo?

1 comentário:

  1. Nada se passa sem referência a valores, ainda que se entenda ser a falta deles.
    Consensualizar valores é o caminho mais curto para os perder.
    Já grande avanço seria afirmá-los.

    ResponderEliminar

Os comentários estão sujeitos a moderação.