01 janeiro 2015

Só com a Paz se pode aspirar ao progresso, à harmonia e à verdadeira felicidade entre os homens.

É com este título que o Grupo Economia e Sociedade se faz eco da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial da Paz de 2015. Da reflexão feita pelo GES respigamos os comentários finais.

Contra a globalização da escravidão têm que se mobilizar todas as boas vontades, individuais e coletivas, com vista a eliminar o mal da exploração do homem pelo homem e globalizar a solidariedade e a fraternidade. De outro modo, que resposta daremos à pergunta: ”que fizeste do teu irmão?”

O ambiente de indiferença de muitos e a sensação e expressão de impotência de muitos outros, perante as desigualdades - que se tornam ainda mais gritantes face a escândalos de corrupção ou de ostentação - fazem com que nesse ambiente dificilmente se sinta que somos irmãos.
Todos os cidadãos e, em particular, as nossas comunidades cristãs, paroquiais ou religiosas, devem empenhar-se de forma muito ativa na denúncia destas novas formas de escravatura e na prestação de auxílio efetivo às suas vítimas. 


Só com homens e mulheres livres, orgulhosos da sua dignidade, da sua fraternidade e da sua condição humana, é que se pode aspirar à vivência da Paz, ao progresso, à harmonia e à felicidade entre os homens.


O texto na íntegra encontra-se aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação.