04 abril 2014

Uma Deriva Perigosa


O Ministério da Educação está a rever a rede escolar, nomeadamente através da fixação dos cursos profissionais para 2014/5.

Ao contrário da prática anterior, em que, para o efeito, o Ministério promovia reuniões nas escolas/agrupamentos com representantes das Autarquias, para consensualizar os cursos a manter ou a criar em cada escola/agrupamento, este ano o processo é conduzido pelos responsáveis perante o Ministério e apresentado às escolas/agrupamentos como proposta final, isto é, suprimindo, na prática, a participação do corpo docente.

Trata-se de um golpe na gestão democrática das escolas que, deste modo, se vêem privadas de um importante factor de ajustamento na colocação de professores, tanto mais que as propostas feitas vão no sentido da redução dos cursos profissionais afectos a cada escola/agrupamento.

Há quem veja nesta opção uma deriva perigosa no sentido do encaminhamento intencional e pela via do facto consumado para a crescente privatização do ensino público, já que limitar o número e a variedade dos cursos profissionais disponíveis no ensino público é deixar em aberto novas oportunidades ao sector privado lucrativo.

Seria desejável que os deputados/as da Nação se debruçassem sobre o assunto e não deixassem que por meros actos administrativos se vá desconfigurando o modelo social constitucional. Na educação,  como noutras  situações similares.

2 comentários:

  1. Muito caminho já foi feito!
    Agora é só juntar as pontas destes "fios" e a teia vai-se compondo...

    1 - Centros que substituem Novas Oportunidades começam a funcionar em Fevereiro

    2 - -"Com a conclusão do procedimento que levou à seleção das entidades promotoras dos
    Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP)
    , a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) promove, na primeira quinzena de dezembro, uma campanha de informação e divulgação desta rede de centros que terá um papel determinante na construção de pontes entre os mundos da educação, da formação e do emprego, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida.
    Esta campanha terá o seu ponto alto no dia 11 de dezembro com a
    sessão de apresentação da rede nacional de CQEP, nos Auditórios VI e VII do Centro de Congressos de Lisboa (Rua da Junqueira), pelas 14h00.
    A campanha procura essencialmente despertar os jovens e os adultos para a necessidade de se qualificarem, suscitando a curiosidade e o interesse através das palavras “informação”, “orientação” e “qualificação” (correspondentes às etapas de intervenção fundamentais destas novas estruturas) e recorrendo a uma contagem decrescente para o desvendar da rede, que ocorrerá na sessão de divulgação anteriormente referida.
    Na evolução dos Centros Novas Oportunidades, os CQEP assumem uma intervenção mais alargada que integra as etapas de acolhimento, diagnóstico, informação, orientação de jovens e adultos para percursos de educação e qualificação profissional, bem como o reconhecimento, a validação e a certificação de competências adquiridas por públicos adultos em contextos informais e não formais de aprendizagem.
    A sua intervenção estende-se ainda à dinamização de redes locais para a qualificação, das quais resultarão contributos para a estruturação de uma rede de ofertas educativas e formativas adequada às necessidades locais, tendo em conta o tecido empresarial existente ou emergente, à monitorização do percurso dos jovens e adultos encaminhados para as diferentes soluções qualificantes; e à identificação de oportunidades de concretização de formação em contexto real de trabalho.
    A sua atuação deverá favorecer a projeção de um futuro com mais qualificação para todos, em articulação com o tecido empresarial, potenciador de mais oportunidades de emprego e de um crescimento económico mais sustentável e inclusivo." - Fonte: ANQEP

    3 - A ANESPO – Associação Nacional de Escolas
    Profissionais congrega a maioria das Escolas Profissionais, pertencentes às diferentes entidades privadas da sociedade civil, desde Associações Empresariais, Fundações, Cooperativas, Autarquias e Sociedades, constituídas nas diferentes vertentes permitidas pela lei.

    4 - Professores com horário-zero prioritários nas equipas dos Centros para Qualificação

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  2. Agradeço a informação complementar dada a propósto deste meu post. Há comentários qque valem o post e este é o caso. Faz jus ao ditado "nada acontece muto antes de ter acontecido." Obrigada!

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