25 novembro 2013

Ir além da Crise e da Austeridade
Apostar no Desenvolvimento Local Participado


Continua em debate na Assembleia da República a proposta de OE 2014 e é confrangedor assistir à troca de argumentos entre a maioria e as oposições. Dir-se-ia que uma e outras estão prisioneiras de metas estritamente financeiras, cortes mais ou menos severos na despesa pública, salários e pensões, previsões de indicadores macroeconómicos que pouco traduzem de objectivos fundamentais de qualidade de vida das pessoas, justiça social, erradicação da pobreza, correcção das desigualdades e desenvolvimento sustentável.

Dentro deste quadro de referência, pouco há a esperar de uma mudança efectiva que vá para além da crise e da austeridade. Não se questionam valores éticos, qualidade de vida dos cidadãos, padrões de consumo e de investimento e o próprio paradigma em que assenta a economia globalizada e subordinada aos interesses do sistema financeiro.

A solução com futuro terá de ser construída a partir de baixo, das iniciativas locais de desenvolvimento e de cooperação que apostam na participação das pessoas e no reforço da economia social (uma economia orientada para as pessoas e a satisfação das suas necessidades e não para a maximização do lucro, uma economia de proximidade que favorece o emprego eficiente e justamente remunerado, uma economia amiga do ambiente). 

Esta via supõe um longo caminho de redefinição de objectivos acerca da sociedade em que desejamos viver, bem como um debate alargado, sobretudo entre os mais jovens, acerca do sentido de vida e da construção do futuro.

Tenho ultimamente conhecido diferentes iniciativas que vão nesta direcção. A título de exemplo refiro o Movimento Cidadãos por Coimbra. Ver aqui.


2 comentários:

  1. Muitos Parabéns por este "post" que acho da maior pertinência, tambem por sensibilizar para a importância da participação dos jovens em iniciativas como a que refere. No mesmo sentido, confesso meu optimismo ao constatar a sua presença, mais forte do que previra, no Encontro em defesa da Constituição, Estado Sovial e Democracia da semana passada, na Aula Magna.

    ResponderEliminar

Os comentários estão sujeitos a moderação.