17 outubro 2013

Dia Internacional pela Erradicação da Pobreza
Um Mundo sem Discriminações



Um mundo sem discriminações foi o tema escolhido pra assinalar o Dia Internacional pela Erradicação da Pobreza de 2013, escolha que resultou de um processo inédito de auscultação da voz dos pobres.

Trata-se de um tema que sensibiliza e interpela profundamente um grande número de pessoas que vivem na miséria e por causa dela sofrem, quotidianamente, de múltiplas exclusões, incluindo a de não poderem fazer ouvir a sua voz na elaboração de políticas e programas de acção que lhes dizem respeito.

Tão importante como assegurar um rendimento mínimo que permita a todas as pessoas condições de subsistência material com dignidade, é o reconhecimento do seu direito à segurança pessoal, ao respeito que lhe é devido, ao acesso efectivo a direitos básicos de educação, saúde, habitação, água potável, electricidade e saneamento, bem como o direito à valorização das suas capacidades e saberes.

A este propósito, vale apena deixar registo de um desabafo feito na primeira pessoa: O que custa  mais  quando  vivemos  na  miséria  é  o   desprezo.  Tratam‑nos  como  se  não servíssemos  para   nada,  olham‑nos  com  nojo,  até  nos  tratam  como  se   fôssemos inimigos. Nós  e  os  nossos filhos sentimos   isso  todos  os  dias,  e  isso  magoa-nos, humilha-‑nos  e   faz‑nos  viver  cheios  de  medo  e  de  vergonha.  (Edilberta  Béjar,  Peru).

Um mundo sem discriminações requer que se reduzam as grandes desigualdades na acumulação da riqueza e se promovam os mecanismos adequados para que fique garantida a maior equidade na repartição funcional e pessoal do rendimento gerado na economia, tanto a nível de cada país e região como no plano mundial.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação.