23 julho 2012

Intensificar o Negócio Social
- Por que não?

Não são precisas muitas palavras para pôr em destaque as potencialidades que o negócio social oferece na dinamização da economia local ao serviço das pessoas e do seu bem-estar, pessoal e colectivo.
A expressão negócio social foi cunhada por Muhammad Yunus para designar as actividades empresariais que visam aproveitar recursos disponíveis para satisfazer necessidades reais das pessoas e suas comunidades, sem procurar o lucro, baseando-se na utilização eficiente dos recursos empregues.

Já não é recente, mas vale a pena divulgar esta iniciativa de negócio social bem sucedido através do relato feito, com algum humor, pelo próprio acerca da proposta que, em dado momento, fez à Danone para a produção de yogurtes enriquecidos com nutrientes específicos para fazer face a carências alimentares graves da população infantil de uma área geográfica do Bangladesh.

Fica uma tríplice lição: as pessoas e suas necessidades, primeiro; o lucro não é tudo; o conhecimento é um bem a socializar.

Aqui deixo esta provocação, dirigida sobretudo aos novos licenciados em economia (e não só!) para que se disponham a orientar os seus conhecimentos e qualificações para procurar,implementar no terreno, formas inovadoras de melhorar a qualidade de vida das pessoas nos territórios onde vivem, promovendo ou reforçando as potencialidades do desenvolvimento local com a participação dos seus habitantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação.