11 junho 2012

Bola de Borracha e Bolas de Vidro


Quem não terá experimentado a dificuldade de conciliar as exigências do seu trabalho profissional com a sua vida familiar, a sua saúde, a relação com os amigos, o indispensável alimento espiritual? Quem consegue, nestes tempos de turbulência e aceleração dos ritmos de vida urbana, levar uma existência harmoniosa? Quem não sente a asfixia do stress?

Pois bem: num breve discurso, Brian Dyson propõe à audiência esta metáfora: Supõe que estás a fazer um exercício de malabarismo mantendo 5 bolas no ar: trabalho, família, saúde, amigos, espírito. Se alguma bola cai, facilmente perceberás que o trabalho é uma bola de borracha – quando cai faz ricochete e volta a saltar; as demais são, porém, bolas de vidro ou porcelana. Se deixas cair uma delas, provavelmente a mesma ficará danificada ou até irremediavelmente perdida.

À metáfora o orador acrescenta um conselho: Trabalha eficientemente durante as tuas horas de trabalho e sai a horas do emprego. Dá o tempo requerido à tua família, aos amigos e tem um descanso apropriado.

O espantoso deste conselho é que ele não vem de um guru espiritual, mas sim de um alto dirigente executivo de uma famosa empresa multinacional.

Será um sinal esperançoso de tempos novos?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação.