07 novembro 2011

O futuro da Europa

Qual o caminho que vai ser trilhado pela União Europeia e, mais especificamente, pela Zona Euro, após estes tempos de turbulência, crise económica e financeira e, quem sabe, ameaças de implosão? Será de esperar que continuemos a assistir a manifestações de impotência e bloqueamento? Na ausência de soluções para os problemas com que se debatem, os europeus pediram socorro, durante a recente reunião do G20, sugerindo que se avance para medidas que eles próprios não querem tomar. Veja-se o que aconteceu com o pedido de contribuição para o Fundo Europeu de Estabilização, que não encontrou eco, muito justamente, por parte das restantes economias!


O que aconteceu com os proclamados “ideais europeus”? Quais as causas para a presente situação? Que soluções devem ser ensaiadas e com que resultados?


Importa, mais do que nunca, voltar a reflectir sobre a crise por que está a passar a Europa, que tem motivado alguma impaciência e inquietação, mesmo por parte de países terceiros, receosos do seu contágio, com efeitos muito negativos sobre a economia e as populações, a nível mundial.


Daí que a Comissão Nacional Justiça e Paz, em colaboração com o Centro Nacional de Cultura e a Fundação Calouste Gulbenkian, tenha decidido realizar
uma Conferência sobre “O Futuro da Europa”, no próximo dia 12 de Novembro, no Anfiteatro 2 da referida Fundação. Trata-se de uma oportunidade para debater não só a crise económica e financeira mas, também, a Europa da Cultura e dos Valores e a Europa Política. O programa e a inscrição na Conferência (a entrada é livre, mas solicita-se uma inscrição para efeitos logísticos) podem ser procurados no sítio www.ecclesia.pt/cnjp.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação.