07 abril 2016

Economia progressiva

Foi esta a designação encontrada pela aliança feita entre parlamentares democratas e socialistas do Parlamento Europeu para darem início a um processo de reflexão acerca do futuro da economia, da sociedade e do ambiente face aos desafios da inovação tecnológica e da revolução digital e seus impactos no trabalho, na desigualdade e no desenvolvimento sustentável.
 
Esta iniciativa foi tomada em 2012. Desde então, tem permitido recolher um conjunto de textos de natureza académica e com sentido político, que visam fomentar o debate público e contribuir para uma melhor fundamentação das políticas públicas, a nível nacional, europeu e global.
 
Acaba de ser divulgada mais uma compilação desses estudos em que, além de uma interessante e oportuna entrevista com os dois vice-presidentes, Maria João Rodrigues e Josef Werdenholzer, se abordam temas de grande oportunidade, designadamente, o futuro do trabalho humano, na era digital e de revolução tecnológica, a preservação da equidade na transição e a prevenção do agravamento das desigualdades, as condições para a inovação na era da digitalização, tendo em conta a prossecução de um desenvolvimento sustentável. São temas da maior oportunidade.

Concorde-se ou não com o pensamento expresso pelos diferentes autores, são textos valiosos para um aprofundamento destas questões de indiscutível relevância para o futuro do nosso País e da UE, cabendo lembrar que é hoje que se constrói o futuro, tanto pela orientação que imprimimos ao nosso agir quanto pelas nossas omissões.
 
A publicação está disponível na íntegra aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação.