17 outubro 2015

Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

Este ano a celebração do Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza acontece pouco depois da aprovação da Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável. Nela se inclui a determinação de pôr fim à fome e à pobreza, sob todas as suas formas e em todas as suas dimensões, assim como o objectivo de que ninguém seja deixado de lado no processo de desenvolvimento sustentável com que os Estados das Nações Unidas se comprometeram. Estes objectivos requerem, agora, que seja definido com exactidão as metas, os recursos e as estratégias para os alcançar.
 
Neste dia cabe salientar que a experiência passada mostra que não basta confiar este desígnio aos governos e às políticas públicas. Para que este objectivo seja alcançável, é fundamental que se promova uma opinião pública esclarecida e conscientizada acerca da sua relevância e disposta a manter uma atitude vigilante e crítica sobre as instâncias político-administrativas a quem compete funções de diagnóstico, definição de políticas e sua monitorização.
 
Também a academia tem um papel particular a desempenhar no aperfeiçoamento das medidas da pobreza e seus indicadores bem como no progresso da teoria acerca das causas do empobrecimento e sua relação com o desenvolvimento e a coesão social.
 
Construir um mundo sustentável é criar condições materiais para que ninguém seja excluído, mas também promover uma cultura de valorização da dignidade humana que não tolere discriminação e marginalização.
 
A erradicação da pobreza requer, por outro lado, que as pessoas que hoje vivem em situação de pobreza tenham participação efectiva nas decisões que afectam as suas vidas e a vida das suas comunidades, que sejam actores de mudança e não meros sujeitos passivos de uma pseudo- benevolência de outrem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação.