15 março 2013

Homenagem a Mário Murteira

O Amigo Mário Murteira partiu esta manhã! [ + ]
Dele guardaremos sempre o sorriso, o brilho do olhar, o humor e a memória da obra inacabada que também passou por aqui...

7 comentários:


  1. Não tendo tido o privilégio de conviver por muito tempo com o Professor Mário Murteira, guardarei sempre com amizade e consideração os momentos de trabalho e convívio que representaram para mim um enriquecimento pessoal com uma personagem tão cativante e sábia. Paz à sua alma!

    ResponderEliminar
  2. Quando penso nele, é logo o sorriso e o bom humor que recordo. Mas nesta hora da sua partida, quando também desejo, perante Deus, paz à sua alma, vêm-me à memória conversas que sobre Ele - A Plenitude - tivemos os dois.

    ResponderEliminar
  3. Fiquei triste quando o Mário parou de poder trabablhar com o nosso Grupo Economia e Sociedade, porque a sua contribuição sempre me enrequeceu. Também peço a Deus paz à sua alma.

    ResponderEliminar
  4. Um bom amigo, um bom economista todo o seu empenhamento e o seu pensamento sobre a economia e o desenvolvimento harmonioso e social era avançado por isso deixa muitas saudades o seu contributo e legado que nos deixou é um bem.

    ResponderEliminar
  5. Também sinto a morte do Mário como a partida de um Amigo, de um professor verdadeiramente comprometido com o saber que combina ensino, investigação, acessoria política e divulgação junto da opinião pública. É a partida de uma pessoa de bem. Ficam-nos o seu pensamento escrito, as suas interrogações sobre o profundo da vida e, sobretudo, o seu testemunho de coerência e responsabilidade criativa.
    Obrigada Mário.

    ResponderEliminar
  6. Mário Murteira, com o seu exemplo, ajudou-nos a cultivar os ideais da justiça e da procura de um verdadeiro desenvolvimento humano. A sua afabilidade e autenticidade são marcas que guardarei no meu coração.

    ResponderEliminar
  7. Recordo com saudade três ocasiões em que tive o privilégio de aprender com Mário Murteira.

    A primeira, nos anos 1972/73, quando conheciamos textos seus que procurávamos utilizar em trabalhos de formação da JOC-Juventude Operária Católica e que tentávamos publicar no jornal Juventude Operária, contornando a odiosa Censura do regime.

    A segunda, em 12 de Maio de 2007 na Covilhã, quando tivemos a sua participação num Colóquio promovido pela Base-FUT e LOC/ MTC, com o apoio da Comissão Nacional Justiça e Paz (onde também participaram Manuela Silva, Ulisses Garrido, Virgilio Ferreira e o Bispo da Guarda).

    A terceira, creio que em Novembro de 2010, foi no aniversário da Base-FUT que teve lugar no INATEL da Costa da Caparica, coma sua presença estimulante.

    Guardo de Mário Murteira, a imagem de um combatente por um mundo melhor, que se identificava com os principios cristãos, onde a economia esteja ao serviço das pessoas e não as pessoas ao serviço duma economia onde só conta o lucro!

    Obrigado Mário Murteira.

    José Manuel Figueiredo Duarte
    Covilhã

    ResponderEliminar

Os comentários estão sujeitos a moderação.