23 agosto 2019

Considerações para um discernimento ético sobre alguns aspectos do actual sistema económico-financeiro

Publicado há mais de um ano (6 Janeiro 2018) pela Santa Sé (Congregação para a doutrina da Fé e Dicastério para o serviço do desenvolvimento integral), este documento propõe-se contribuir para um discernimento ético sobre alguns aspectos do actual sistema económico e financeiro.

O texto faz uma análise pormenorizada de algumas das disfuncionalidades do sistema financeiro actual e suas consequências sobre a economia, designadamente o investimento produtivo.

O mercado só por si não assegura eficiência nem respeita princípios éticos, designadamente dignidade da pessoa humana, prossecução do bem comum, desenvolvimento humano e sustentável.

Para fazer face aos riscos de novas crises sistémicas há que empreender, com urgência, uma tríplice regulação: no interior das próprias instituições financeiras, através da criação de regras de discernimento ético e auditoria interna por parte de comissões independentes, articulação com políticas nacionais de desenvolvimento e, sobretudo, através de uma estrutura sólida de regulação a nível mundial.

O documento apela também à responsabilidade individual dos cidadãos, através das suas escolhas e participação em acções de conjunto.

Hoje, mais do que nunca somos todos chamados a vigiar como sentinelas por uma vida de qualidade a tornar-nos intérpretes de um novo protagonismo social, orientando a nossa acção na busca do bem comum e fundando-a sobre os sólidos princípios da solidariedade e da subsidariedade.
 
O texto merece ampla difusão, designadamente entre as comunidades cristãs, o que não tem acontecido até agora, mas seria igualmente desejável que não passasse despercebido à comunicação social e às agendas políticas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação.