27 outubro 2011

Sobre a Investigação científica em Ciências Sociais

São raras as boas notícias e por isso devem ser saudadas e difundidas. Esta, certamente, merece-o. Refiro-me ao relatório coordenado por José Mattoso sobre a investigação em Ciências Sociais e Humanidades, elaborado por incumbência da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Do conjunto dos princípios que devem passar a orientar a política científica neste domínio (Internacionalização, pluralismo de paradigmas e metodologias, pluridisciplinariedade, avaliação, disseminação do conhecimento e relação entre as políticas científicas nacional e comunitária), destaco dois pelo seu potencial inovador no panorama da política pública de investigação em Ciências Sociais no nosso País: o princípio do pluralismo no que respeita aos paradigmas científicos e metodológicos; a necessidade de ampliar e diversificar a difusão do conhecimento e de o pôr ao serviço da comunidade como factor de inovação social.

Vale a pena reproduzir na íntegra a justificação destes dois princípios, dando a palavra aos autores do relatório.

Garantir o pluralismo
Nas ciências sociais e humanidades, como noutras áreas, nem sempre é fácil que as ideias inovadoras e emergentes façam o seu caminho na investigação contra o poder dos paradigmas mainstream. No caso da investigação financiada por dinheiros públicos é imperioso garantir o pluralismo na investigação científica, em especial no que respeita a paradigmas e metodologias.

Ampliar e diversificar a disseminação da produção científica
A comunidade científica tem desenvolvido estratégias cada vez mais activas, inclusivas e diversificadas para promover o impacte da produção científica na sociedade e na economia. Importa continuar este movimento favorável a uma maior apropriação do conhecimento científico, no duplo sentido de divulgação da cultura científica e de transmissão do conhecimento, estimulando tanto o seu impacte social e económico quanto o seu papel como factor de inovação social.

O rumo traçado é justo e claro; cabe esperar para ver como irá passar á prática.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação.