26 janeiro 2022

Ainda o taxmenow

 

Em Junho de 2021 eram 36, agora são 50, mas não é isso que me levou a escrever este breve post.

Ontem, num órgão de comunicação social da Alemanha, dei com uma entrevista a um milionário alemão, intitulada Nós os super-ricos devíamos pagar mais impostos.

Como vimos no post que aqui publiquei em 14 de Junho de 2021, com o título Boa surpresa:taxmenow, eram 36 bilionários da Alemanha e da Áustria que o diziam e apresentavam propostas para alteração de políticas de impostos com vista a “uma tributação mais alta de fortunas” “independentemente de sermos ricos através do trabalho, herança, empreendedorismo e investimento de capital”.

Ora, é precisamente um herdeiro que recentemente herdou uma grande fortuna que diz a frase título da entrevista. Antonis Schwarz herdou um grupo farmacêutico alemão que há 3 anos passou a pertencer a um grupo farmacêutico belga. A. Schwarz além de filantropia, investe em empresas, organizações e fundos que tenham objectivos mensuráveis sociais e ecológicos. Parece ser apoiante dos Verdes   (Die Grüne). E começa logo a entrevista a denunciar que “na Alemanha como também internacionalmente vigora a regra: quanto maior é a riqueza menos impostos paga” e “isso tem que ser invertido”.

Aproveito para citar mais umas frases significativas:

– “Quem possui milhões ou biliões é taxado do mesmo modo que quem construiu um pé-de-meia”;

– “Quem trabalha paga até uns 40 por cento ou mais de impostos. Mas as coisas são completamente diferentes quanto aos ganhos de capital. Aí há um mundo paralelo-sombra, em parte ligado a lugares de Offshore”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação.