20 fevereiro 2017

Dia mundial da Justiça Social
Prevenir o conflito e sustentar a paz através do trabalho digno

Foi em 2007 (26 Novembro) que a Assembleia Geral das Nações Unidas deliberou consagrar o dia 20 Fevereiro à Justiça Social. 

Como em outras efemérides, trata-se de um pretexto para chamar a atenção dos cidadãos do Mundo e dos líderes políticos para a necessidade e urgência de um muito maior empenhamento colectivo na luta contra a pobreza e a exclusão social, sem esquecer as suas causas, como o desemprego, a precariedade do trabalho e os baixos salários, a exploração do trabalho infantil ou a injustiça com base na discriminação em função do sexo, da etnia, da religião ou de género.

Na temática proposta na Mensagem da ONU para o ano em curso, correlaciona-se – e bem – a necessidade de prevenir o conflito e a sustentação da paz através do trabalho digno e coloca-se o acento tónico no trabalho digno e a todos acessível como raíz da promoção da justiça social.

Em paralelo, há que denunciar a desigualdade gritante na repartição da riqueza e do rendimento que vem aumentando escandalosamente, tanto no interior de cada país como entre países de distintas regiões do Mundo; também ela expoente da injustiça social que continua a minar os alicerces do progresso social e constitui uma séria ameaça à paz.

Neste dia mundial consagrado à Justiça social quero também ressaltar a tarefa urgente de educar as novas gerações para o imperativo da Justiça Social como caminho de construção da Paz.

1 comentário:

  1. Sem dúvida que se trata de um grande desafio para a humanidade, o reduzir as desigualdades, a pobreza e a exclusão social...uma luta que não pode parar pois todos merecemos e temos o direito de poder viver com dignidade e numa sociedade mais justa. Que cada um de nós faça a sua parte nesta luta, por mais modesta que seja. Há no nosso país diversos movimentos e instituições onde podemos ser solidários e onde podemos contribuir com um pouco de nós para a redução deste flagelo social.Dois exemplos solidários e inclusivos que posso lembrar agora. Movimento Re-Food e a Comunidade Vida e Paz. Bem-hajam!

    ResponderEliminar

Os comentários estão sujeitos a moderação.