15 setembro 2010

«Manifesto dos Economistas Aterrados»

Publicou o Le Monde de 15.09.2010 uma entrevista a Philipe Askenazy, director de investigação no CNRS, onde este chama a atenção para a necessidade urgente de uma reflexão profunda acerca da política económica que tem vindo a ser seguida na Europa, dos seus fundamentos (sobretudo ideológicos) e do seu impacto, actual e futuro, sobre a população.
Como afirma Askenazy, a construção de uma nova politica económica com fundamento teórico, será o primeiro passo para levar os políticos a uma mudança de rumo.
Tal só é possível com o envolvimento e o debate sério em que os economistas, em particular, têm o dever de se empenhar. Por isso é de saudar o «Manifesto dos economistas aterrados» de que o entrevistado é um dos subscritores.
Não se limita o Manifesto a denunciar as falsas evidências que ditam as escolhas das políticas económicas e sociais, completa o exercício com propostas bem fundamentadas de novas politicas.
Para os que querem uma União Europeia mais eficiente e, sobretudo, mais justa, este documento oferece abundante matéria para reflexão e debate.

1 comentário:

  1. Finalmente grupos de reputados economistas académicos vêm a público chamar a atenção para as indispensáveis mudanças nos fundamentos da economia. Neste caso, os autores do manifesto também apresentam sugestões de medidas inovadoras que ajudariam a ultrapassar a turbulência. Mas onde ir buscar a necessária força política para as implementar? Eis uma questão que continuará presente na reflexão deste blogue.

    ResponderEliminar

Os comentários estão sujeitos a moderação.