04 junho 2012

Que os líderes políticos oiçam a voz dos jovens e respondam aos seus anseios


Pela voz da Comissão Nacional Justiça e Paz vem a público um alerta para a necessidade de contar com os jovens na luta contra a exclusão social, o racismo e a xenofobia, que vêm grassando na Europa devido ao contexto de crise económica e financeira e das medidas que, pretensamente, vêm sendo tomadas para a enfrentar, mas que vão deixando lastros de desemprego, desigualdade crescente e empobrecimento, com consequências particularmente gravosas para a presente situação de muitos jovens. Trata-se de uma iniciativa de âmbito europeu partilhada pela rede europeia de Comissões Justiça e Paz que se dirige não só aos jovens como aos poderes públicos dos vários países e instâncias comunitárias.

O documento faz uma análise sucinta da situação de precariedade, falta de oportunidades e privação material em que vivem largas camadas de população jovem e, em uníssono com a Conferência das Comissões Justiça e Paz da Europa, faz os seguintes apelos que transcrevo:

Pedimos aos nossos líderes políticos para levar a sério a necessidade de reconstruir a confiança dos jovens no sistema político, protegendo o seu bem-estar presente e futuro, como parte integrante da estratégia de recuperação económica.

Chamamos os nossos Ministros da Educação para garantir que, mesmo em difíceis circunstâncias económicas, a promoção de oportunidades educacionais para todos os jovens continua a ser uma prioridade.

Sublinhamos que a educação precisa de ser mais que desempenho académico. Ela deve preparar os jovens para participar numa sociedade cada vez mais multicultural e capazes de atingir o seu pleno potencial através do desenvolvimento cultural pessoal.

Pedimos aos nossos jovens que as suas preocupações com o futuro impliquem uma participação activa na sociedade, a busca de um conhecimento maior do sistema político e um esforço permanente em defesa da justiça e da paz.

Ver mais

.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação.