22 setembro 2022

Os lucros excessivos das empresas de energia e telecomunicações...

 A questão do destino a dar aos lucros excessivos de certas grandes empresas, designadamente as dos sectores da energia e telecomunicações... relaciona-se com o conteúdo de um artigo da Real World Economic Review, que acabo de ler, onde se mostra, entre outros aspectos, como as teorias do "trickle down" - concentrar a riqueza no topo faria com que ela "escorresse" para a base - acabaram por se converter em cada vez mais "trickle up", com concentração cada vez maior da riqueza no topo da distribuição de rendimentos...

O artigo, "How Power Shapes our Thoughts" http://www.paecon.net/PAEReview/issue101/Zaman101.pdf)  passa em revista uma série de teorias económicas e político-económicas, de todos os quadrantes, e mostra como Conhecimento e Poder, neste caso em Economia, têm estado sempre ligados. Embora não lhe seja dado o nome, o tratado de Methueen lá aparece também, como exemplo, embora com algum exagero.

Também J. Stiglitz chama a atenção para esta acumulação excessiva de lucros: "energy companies ‘didn’t do anything to deserve’ this windfall: ‘All that is going on is a redistribution from consumers to rich fossil fuel companies.’." (in: Marie Hélène Ska, Belgium: Heat Rising over the Cost of Living, Social Europe, 21st. September 2022,https://socialeurope.eu/belgium-heat-rising-over-cost-of...).


 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação.