19 agosto 2010

Agenda para uma nova economia

De vários quadrantes vêm surgindo sinais de que é necessário e urgente preparar a emergência de um novo paradigma económico que coloque a pessoa humana no centro e sirva ao bem comum, incluindo nele a coesão social e a sustentabilidade.
Há cerca de três anos, ecoaram sinais de alarme em Wall Street que logo se propagaram a outras praças financeiras, pondo a nu as fragilidades do sistema financeiro globalizado. Depois vieram as respectivas sequelas para o funcionamento da economia e a irrupção de graves disfunções sociais de que os altos níveis de desemprego, a persistência da pobreza ou o elevado grau de concentração da riqueza e do rendimento são exemplo gritante.
É cada vez mais forte a convicção de que as medidas anti-crise até agora adoptadas pelos governos não passam de mera aspirina, útil para baixar a febre, mas sem alcance de cura.
David Korten com  a sua proposta de agenda para uma nova economia defende a necessidade do desenvolvimento a partir dos recursos locais ao serviço das pessoas e suas comunidades.
Tenho tido conhecimento de que em alguns dos nossos municípios estão em curso experiências de economia local interessantes que bem mereceriam ser mais conhecidas e potencializadas. Mas, para quando uma estratégia de desenvolvimento nacional assente nos recursos e nas necessidades das populações, uma estratégia visando a consecução de uma riqueza real ao serviço da qualidade de vida e da sustentabilidade?

3 comentários:

  1. "Tenho tido conhecimento de que em alguns dos nossos municípios estão em curso experiências de economia local interessantes que bem mereceriam ser mais conhecidas e potencializadas."
    Podia, por favor, concretizar com um exemplo?

    ResponderEliminar
  2. O seu comentário é mais um sinal de interesse pelo desenvolvimeto a partir da base e com a participação das próprias pessoas e respectivas lideranças, o que muito me apraz registar.
    Quanto a exemplos concretos, tenho estado atenta a algumas notícias que esporadicamente me chegam, nomeadamente casos de alguns municípios do Baixo Alentejo, mas há quem segue de perto estes exemplos. Se estiver interessado, posso dar-lhe indicações mais precisas através do correio electrónico deste blogue: areiadosdias @gmail.com
    MS

    ResponderEliminar
  3. Sinto-me estimulada ver cada vez mais pessoas trabalharem neste campo. O novo paradigma esta mesmo em construcao!

    ResponderEliminar

Os comentários estão sujeitos a moderação.