07 janeiro 2020

O que sabemos sobre Desigualdades?



Foi publicado nos finais de Dezembro de 2019 um manifesto, encabeçado por Thomas Piketty, mas subscrito por um vasto conjunto de investigadores, que constitui mais uma séria chamada de atenção para a situação actual no que respeita à informação sobre as desigualdades de rendimentos e de riqueza (Escaping Inequality Data Dark Ages).

De acordo com os seus autores, “Mais de uma década depois da “Grande Recessão”, os governos são ainda incapazes de traçar com precisão a evolução do rendimento e da riqueza. As agências estatísticas produzem estatísticas sobre o crescimento do rendimento para a população como um todo (contas nacionais), mas não para a classe média, a população trabalhadora, os 1% ou 0,1% mais ricos. Num tempo em que Google, Facebook, Visa, Mastercard e outras empresas multinacionais conhecem detalhes íntimos sobre a nossa vida privada, os governos ainda não capturam, ou ao menos publicam, as estatísticas mais básicas sobre a distribuição do rendimento e da riqueza

Para ajudar o debate sobre as desigualdades, mais de 100 investigadores em todo o mundo estão a desenvolver métodos inovadores para recolherem dados sobre as desigualdades através da World Inequality Database, que em conjunto com os esforços que estão a ser desenvolvidos por organizações como a OCDE, o Banco Mundial e outros, podem contribuir para melhorar o conhecimento destas matérias.

Este conhecimento é tanto mais necessário quanto se sabe que há narrativas diferentes sobre a amplitude e a evolução das desigualdades entre países e no mesmo país, dada a inadequação das estatísticas existentes, para já não falar da falta de transparência ligada a situações relacionadas com os paraísos fiscais.

Actualmente, existem porém muitos países onde a percepção é a de que as desigualdades estão a alcançar níveis injustificadamente altos, o que combinado com a falta de escolhas informadas da população pode contribuir para enfraquecer a democracia e favorecer a demagogia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação.