08 fevereiro 2019

O que se está a passar no mercado de emprego?

Num artigo publicado[i] no passado dia 7 de Fevereiro, faz-se uma análise da evolução registada no mercado de emprego nos últimos quatro trimestres, a qual dá lugar a algumas interrogações. 

Em termos sintéticos, constataram-se as seguintes tendências: 

· Estabilização da taxa de desemprego, nos três últimos trimestres, nos 6,7%, valor que se compara com um máximo de 17,5% no início de 2013. 

· Abrandamento do crescimento do emprego, a partir do 2º trimestre de 2018, o que contrasta com o facto de o emprego ter crescido mais rapidamente do que a economia, entre o 1º trimestre de 2017 e o trimestre homólogo de 2018, o que poderá em parte estar ligado ao menor crescimento do PIB. 

· Aumento dos rendimentos e dos salários a um ritmo que é o mais alto desde pelo menos 2012, o que terá a ver com a estabilização do desemprego, o aumento do salário mínimo, o maior dinamismo na negociação colectiva do trabalho e o início do descongelamento das carreiras na função pública. 

Face às tendências detectadas, pergunta-se se a era da descida rápida do desemprego já teria chegado ao fim e se há ainda margem para uma subida significativa da taxa de emprego, face ao comportamento da população activa, que diminuiu para o grupo dos 25 aos 44 anos. Outra pergunta que se impõe é a de saber qual a evolução previsível para os rendimentos e os salários. 

A resposta às questões levantadas vai depender afinal do que for decidido quanto à condução da política de emprego para um aproveitamento adequado dos recursos humanos disponíveis; às opções quanto ao crescimento da população activa, com recurso a algum regresso dos portugueses emigrados e à utilização dos imigrantes e dos refugiados; e à evolução dos salários por forma a corresponder melhor aos níveis de qualificação adquiridos e à necessidade de corrigir uma distribuição dos rendimentos excessivamente desigual. 


[i] Sérgio Aníbal, “A era da descida rápida do desemprego já chegou ao seu fim?”, Público de 7 de Fevereiro de 2018.

1 comentário:

Os comentários estão sujeitos a moderação.