16 janeiro 2012

Stiglitz em Lisboa

Os jornais informaram-nos que Joseph Stiglitz estará em Lisboa, no próximo dia 18 de Janeiro, para participar no IV Congresso da Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição.

Provavelmente os seus avisos arriscam-se a não ser ouvidos. Afinal, ele tem defendido o que muitos outros, designadamente entre nós, têm afirmado, mas sem o selo de credibilidade, dado pela atribuição do Prémio Nobel da Economia.

Na edição do passado dia 10 de Janeiro, o jornal Público transcrevia algumas das suas posições, designadamente a afirmação de que a crise exigia crescimento, mais assistência aos países debilitados e um banco central que não ponha os interesses dos bancos à frente dos interesses dos países, abandonando a sua relutância quanto à compra e à reestruturação da dívida. Defendia ainda que a aposta na via da austeridade se arriscava a ser uma aposta falhada.

Mas não é a aposta na austeridade também a da União Europeia? O tratado intergovernamental que vai ser apresentado no final da semana vai, quase certamente, insistir na mesma receita. Razões têm afinal os mercados… com estas políticas como acreditar na Europa?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação.