08 abril 2011

Iniciativas de Cidadania em Tempo de Crise [1]

Economistas entregam queixa na PGR contra agências de rating

07.04.2011 - PÚBLICO, Lusa


Um grupo de economistas quer a abertura de um inquérito contra as agências de rating pelo “crime de manipulação do mercado”. [ Ler mais ]

3 comentários:

  1. Suponho que para haver manipulação de mercado as agências estariam a atribuir a Portugal um rating inferior ao que seria adequado. Mas as agências devem avaliar o risco de default. Será exagerado colocar Portugal nos patamares onde tem estado? Pelo que vi ainda estamos no risco de crédito moderado. Ora quando até internamente já se debate muito a sério a reestruturação da dívida e quando os CDS nos colocam muito pior,
    se as agências pecam é por nos darem um rating excessivamente bom, como antes fizeram ao Lehman Brothers. E note-se que a nossa actual situação já está assim há muito tempo, mesmo quando tínhamos ratings mais elevados do que hoje.

    Confesso que não percebo a adesão desta acção à realidade.

    ResponderEliminar
  2. O Autor do comentário anterior pronuncia-se sobre a notação específica que as empresas de rating recentemente atribuiram à República portuguesa e a alguns bancos nacionais e opina sobre o assunto.
    Esclareço que a denúncia que será feita à PGR na próxima semana visa a própria natureza daquelas empresas de rating e os critérios que presidem à respectiva actividade os quais podem configurar uma situação de crime de manipulação de mercado.
    Acções semelhantes já foram intentadas em outros países com fundamentos análogos.

    ResponderEliminar
  3. Cara Areia dos Dias [Administração]

    Estive a reler a notícia e confesso que continuo sem perceber.

    Primeiro porque a notícia parece falar de actos concretos que teriam prejudicado o país e a Areia dos Dias [Administração] parece dizer que não estão em causa os ratings dados a Portugal.

    Segundo porque não percebo que a mera existência de uma empresa num dado ramo de actividade legal possa ser, só por si, um crime. Aliás a informação que aqui se encontra sobre manipulação de mercado parece indicar que para haver crime é necessário que haja actos específicos.

    Será que se pretende investigar preventivamente, mesmo sem haver acusação de crime? Ou a ideia é que a actividade destas agências é simplesmente ilegal pretende-se que a PGR confirme isso? Mas isso não seria crime de manipulação de mercado.

    ResponderEliminar

Os comentários estão sujeitos a moderação.