14 novembro 2013

As Pessoas antes dos Números


A Comissão Nacional Justiça e Paz acaba de divulgar um comunicado em que denuncia as políticas seguidas e alerta para a necessidade de reverter a orientação que lhes subjaz, de modo a que as pessoas  - e não os números - adquiram a devida centralidade nos objectivos visados.

(…) Não há sociedade que resista à supressão dos pilares em que assenta a coesão social: confiança na relação entre os cidadãos e o Estado, designadamente num Estado de direito; respeito pelos direitos decorrentes da dignidade humana; limites à incerteza quanto ao futuro. É geralmente reconhecido que estas realidades devem ter em conta as condições de contexto em que se aplicam. Não é isto o que se tem verificado entre nós, mas a pura e simples eliminação das regras básicas de convivência e confiança entre as pessoas e as instituições, como se o país fosse uma folha em branco, onde caberia ao poder político começar a escrever a história nacional. (…)


O texto na íntegra pode ser descarregado no site da Comissão e bem merece ser lido e reflectido pela generalidade dos cidadãos e cidadãs, mas, sobretudo, deve ser tido em conta pelos decisores políticos e demais responsáveis pelo futuro do País.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação.