02 outubro 2011

Remar contra a maré

Tive o privilégio de assistir, na passada sexta-feira, na Fundação Calouste Gulbenkian, à Conferência “Economia portuguesa: uma economia com futuro”, iniciativa de um conjunto de académicos organizados em rede.

Claramente, esta Conferência veio na altura certa, em que todos nos interrogamos, preocupados, sobre qual o futuro da nossa economia e de que modo, e até que ponto, podemos influenciá-lo.

De tudo o que ouvi, quero desde já destacar a excelente exposição da Professora Elena Lasida, centrada no tema da Economia social ou Solidária que vale muito a pena conhecer na íntegra.

Como ela própria salientou, trata-se de algo marginal, não é um modelo alternativo para o sistema económico no seu conjunto, mas, mesmo assim, pode ajudar a pensar (inventar) um melhor sistema económico.

Ficam-nos muitas interrogações:

- Como compatibilizar o antagonismo de interesses com a noção de Aliança, que está presente, por exemplo, no Comércio Justo, ao estabelecer preços de venda que remuneram suficientemente os produtores, mas, sendo superiores aos de mercado, implicam uma valorização desse desígnio por parte dos compradores?

- Como será possível um sistema económico fundado na ideia de Promessa, entendida esta, como Elena Lasida explicou, não como uma garantia de resultados, mas antes significando a aceitação de correr riscos em conjunto, como em certas iniciativas de micro – crédito?

- Como generalizar a aceitação da necessidade de confronto da Economia com outras disciplinas, na concepção de sistemas que respondam às aspirações das pessoas e da sociedade no seu conjunto?

Muitas das intervenções que se seguiram nesta Conferência trouxeram-nos pistas de reflexão valiosas para uma nova Economia, mais justa, sustentável e solidária, mas também demonstraram como é difícil descolar do pensamento que actualmente prevalece nas escolas.

Acredito que se iniciou um processo de mudança importante e que será possível chegar a propostas interessantes e mobilizadoras da sociedade portuguesa!

P.S. Para conhecer o pensamento de Elena Lasida ver entrevista por ela dada a propósito do seu livro Le goût de l’autre - une chance pour réinventer le lien

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação.