08 setembro 2011

Privatizar a Água???

Foi com surpresa que se tomou conhecimento que a Água figura entre as áreas anunciadas pelo governo para serem privatizadas. Essa surpresa é partilhada por muitos portugueses, tendo inclusivamente dado origem a uma Petição Pública, que pretende levar a privatização da água a referendo.

As razões para o apoio à não privatização da água são apresentadas na referida Petição. Parece entretanto útil recordar também, neste momento, a Declaração Ecuménica sobre a Água como Direito Humano e Bem Público, desencadeada pelos bispos de várias confissões cristãs do Brasil e da Suiça, em 2005 (http://www.dhnet.org/br/direitos/novosdireitos/agua/dec-ecumenica-agua.pdf).

A Declaração defende que a Água é um Direito Humano e que se tornou um bem escasso para muitas pessoas, o que torna necessário que seja considerada uma prioridade e colocada ao serviço da vida e do consumo humano.

Daí que os bispos façam um apelo ás Igrejas, comunidades eclesiais, entidades ecuménicas e organização sociais para reconhecerem a água como um Direito Humano, que é parte integrante do direito à alimentação adequada, e deve ser tratada como um bem público, o que obriga a uma política ambiental dentro do espírito de solidariedade entre comunidades, regiões e povos.

A Declaração Ecuménica termina com um apelo à oposição às políticas e às manobras para a privatização da água e à oração pela causa da Água no nosso planeta.

2 comentários:

  1. desculpe:
    surpresa? para quem? só para os menos atentos: constava da lista de privatizaçoes, logo a primeirinha que o actual governo anunciou.

    ResponderEliminar
  2. Apesar da importância do debate, a Petição Pública intitulada Privatização da Água a Referendo tem, neste momento, pouco mais de 10780 assinaturas.
    Portanto, apesar de ter sido das primeiras privatizações anunciadas no programa de governo, parece que nem todos os cidadãos estão "ligados" e/ou possuem informação relativa aos problemas que realmente afectam, ou virão a afectar, o quotidiano de todos se tal plano se concretizar.

    Já quanto às transferências milionárias no mundo do futebol, sabe-se e discute-se muito mais!

    Por falar nisso...
    Já assinou a Petição? Se puder divulgue-a!
    Está Aqui!

    ResponderEliminar

Os comentários estão sujeitos a moderação.