11 abril 2019

A urgência da sustentabilidade



Decorreram já alguns anos desde o início da crise de 2008, a qual levou à adopção de políticas fortemente restritivas, com pesadas consequências a nível social. Entretanto, a situação social europeia melhorou, com taxas de desemprego a atingirem os níveis da pré-crise, mas com a persistência de fortes disparidades entre países e no interior de cada Estado Membro. 

As estimativas económicas recentemente apresentadas apontam contudo para uma gradual atenuação da retoma que, de algum modo, vinha sendo observada desde então. Esta situação coincide com o aparecimento de uma tempestade política, de que são exemplos o BREXIT, a situação das finanças públicas em Itália, as previsões relativas ao eclodir de uma “guerra comercial” e a turbulência nalgumas economias emergentes. 

É convicção de muitos que a Zona Euro não estava preparada para a crise que se viveu e que continua a não estar para as mudanças que se avizinham. Importa recordar que a convergência nominal é um objectivo que não pode ser abandonado e a resposta a choques adversos e desigualmente distribuídos exige a adopção de alterações institucionais, a nível europeu, e a condução de políticas capazes de lidar com as novas condições em presença. Em particular, impõe-se a adopção de políticas que aumentem o investimento social, activem a política industrial, reduzam o tempo de trabalho e desenvolvam a negociação colectiva para limitar as desigualdades geradas pelo mercado. Haverá vontade política para o fazer? 

Aos desafios colocados à Zona Euro vêm agora juntar-se as exigências decorrentes das alterações do clima e da sustentabilidade ambiental. Ora, a União Europeia ainda não se comprometeu verdadeiramente com o Acordo de Paris, já que a diminuição das emissões de carbono impõe a adopção de uma estratégia de longo prazo, que deve ser convenientemente monitorizada, para avaliar da respectiva adequação aos objectivos prosseguidos. Esta matéria é objecto de um relatório recente (aqui), que constitui um contributo importante para o debate. A estratégia proposta não pode porém ser cumprida se não forem discutidas e assumidas as mudanças quanto aos modos de produzir e consumir a que estávamos habituados. Podemos esperar que este vá ser um tema de discussão nas próximas eleições europeias?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação.