10 novembro 2018

Que fazer com as comunidades locais?


A economia ensinou-nos que a quantidade e a variedade de bens são a medida do bem-estar individual. Daí que o consumo seja o grande objectivo e a produção o instrumento para o conseguir. Sendo assim, os mercados mais do que as comunidades, são a unidade e o objecto de análise.

Sem negar que a visão centrada no consumo e no mercado produziu prosperidade, Dani Rodrik lembra que as prioridades que vêm sendo apontadas à economia não são adequadas, tendo em conta os problemas claramente patentes nos acontecimentos recentes verificados, entre outros, nos Estados Unidos e em Itália, bem como nas Filipinas e no Brasil (aqui ).

Rodrik socorre-se dos trabalhos publicados por dois outros autores (Raghuran Rajan e Oren Cass) que colocam antes o bem-estar das comunidades locais no centro da economia. “Famílias estáveis, bons empregos, escolas fortes, espaços públicos abundantes e seguros e orgulho nas culturas locais e história- estes são os elementos essenciais das sociedades prósperas. Nem os mercados globais ou os estados-nações podem satisfazê-los adequadamente e, por vezes, debilitam-nos”.

Rajan é um economista da escola de Chicago e Cass esteve associado á campanha presidencial do republicano Mitt Romney, o que não os impede de tratarem os mercados e a híper-globalização com cepticismo.

 Quando uma fábrica local fecha porque decidiu recorrer a um fornecedor fora das fronteiras, perde-se mais do que as centenas (ou milhares) de empregos que se movem para fora. O impacto é multiplicado através da redução das despesas com bens e serviços locais, o que significa que os trabalhadores e os empregadores da economia local vão sentir o golpe”. Nem a maior flexibilidade do trabalho, que permite aos trabalhadores deixarem as áreas deprimidas para procurarem empregos noutras partes, nem o aumento das transferências sociais para os que foram mais afectados pelas mudanças, constituem soluções sustentáveis. Apenas a criação e a expansão de empregos bem pagos são adequados para vitalizar as comunidades locais. Para tanto, é necessário experimentar toda uma vasta gama de políticas. É urgente a acção, tendo em conta que as alterações tecnológicas em curso tendem a exacerbar os problemas com que se debatem actualmente as comunidades locais.



1 comentário:

  1. É relevante que autores com o prestígio de Rodrik e outros chamem a atenção para a centralidade das comunidades locais como sujeitos da economia e, consequentemente,referência obrigatória na definição da política económica e avaliação do seu desempenho.

    ResponderEliminar

Os comentários estão sujeitos a moderação.