30 julho 2017

Economia e Sociedade – Pensar o futuro
- Desigualdade, pobreza e desenvolvimento

Já está disponível nas páginas deste blogue o texto Desigualdade, pobreza e desenvolvimento da autoria de Carlos Farinha Rodrigues (CFR), uma reflexão que se integra no projecto Economia e Sociedade – Pensar o futuro. Escusado será dizer que se trata de uma temática-chave que não pode ficar ausente do debate em torno do desenho de uma estratégia de desenvolvimento e das políticas que a sustentam. 

O objectivo deste texto é, nas palavras do Autor, sistematizar a discussão que ao longo dos anos mais recentes tem ocorrido no seio do Grupo Economia e Sociedade sobre a distribuição do rendimento, as desigualdades e a pobreza e da sua relação com as questões do desenvolvimento. Esse debate é claramente determinado pela avaliação que os seus membros fazem da realidade portuguesa, onde as questões da desigualdade são omnipresentes, mas não descura o contexto internacional e os diferentes espaços onde estas questões são hoje analisadas.
 
No último capítulo, defende-se a necessidade do papel activo do Estado na prossecução de uma política económica que promova a redução das desigualdades e a erradicação da pobreza: não só por razões justiça social, mas igualmente enquanto elemento constituinte da reivindicação de um modelo de desenvolvimento que tenha em conta as necessidades de todos os elementos da sociedade, a valorização do trabalho e um modelo de funcionamento da economia que seja simultaneamente mais eficiente e mais justo, que assegure e promova a coesão social.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação.