23 setembro 2015

A Banker Reflects on Money, Love and Virtue

É este o título de um livro da autoria de Maria José Pereira, recentemente publicado pela Triarchy Press.
 
Surpreende, desde logo, a associação destas três palavras, dinheiro, amor e virtude e ainda maior estupefacção advém do facto de o livro se apresentar como uma reflexão de um banqueiro.
 
A autora, porém, tem o cuidado de, logo de início, explicitar a razão de ser da sua investigação, a sua motivação e os fundamentos em que assenta o seu percurso analítico.
 
Reconhece a dificuldade de cada um destes vocábulos estar conectado com diferentes corpos semânticos e, designadamente, que a ciência económica contemporânea ignora ou subestima a subjectividade dos comportamentos humanos e sua relação com os bens materiais e o dinheiro.
 
A sua tese central pode encontrar-se nesta sua frase: For myself I have come to believe that money, love and virtue are not alien, nor even opposed, to one another, but interwinned.
 
O livro agora publicado é a partilha de um percurso pessoal de investigação que tem subjacente o reconhecimento das disfuncionalidades que caracterizam o actual sistema económico e financeiro e as ameaças que as mesmas representam para a sustentabilidade, a coesão social e a própria felicidade e realização das pessoas.

Maria José Pereira não se detém, porém, na análise das manifestações destas disfuncionalidades, nem ignora medidas pontuais que vão sendo adoptadas para corrigir as insuficiências dos mercados. A originalidade da sua investigação está expressa nesta sua afirmação: I believed that in order to moove forward I had first to go back to classical thought to understand the rational and the philosophy inherent in organization of society to discover the original intentions and vision for the economy and money and to rediscover lessons offered throughout the course of history,
 
Deste modo, a Autora mergulha no pensamento económico que se foi construindo ao longo da história e revisita conceitos necessários para ir ao encontro dos problemas actuais, mas ultrapassa as fronteiras da ciência económica e procura respostas também em outras áreas disciplinares, como a filosofia, a psicologia ou a neuro-ciência, para melhor entender a subjectividade e os comportamentos humanos, de modo a poder tê-los em conta na construção de novos saberes e novos paradigmas de organização da economia e da sociedade.
 
No termo desta sua pesquisa, Maria José Pereira exprime a sua convicção: Once reconciled, money, love and virtue lead to a life well lived, a happy life, and permit a world of which many only dream.
 
Boa, virtuosa e proveitosa leitura!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação.