20 julho 2015

Sobre a Educação da População Adulta

O grupo Economia e Sociedade seleccionou um conjunto de temas sobre os quais considera fundamental conhecer e debater os conteúdos dos programas das diferentes formações partidárias que concorrem às próximas eleições legislativas: O que pensam acerca da situação presente e o que propõem para futuro?
 
Num texto elaborado por Margarida Chagas Lopes dá-se a conhecer a interpelação do grupo Economia e Sociedade acerca do lugar que deve ser dado à educação da população adulta no nosso País.
 
Trata-se de uma questão da maior importância. Com efeito, como se lembra no texto referido: Na população tendo entre 55 e 64 anos, menos de um terço do que a média da OCDE (20% contra 64%) detinha, em 2012, o 12º ano e apenas 11%, face a 24%, tinha concluído o Ensino Superior (OCDE 2015).
 
Estes números falam por si e deveriam exigir de todos os programas eleitorais posições claras quanto ao que se propõem realizar nos próximos 4 anos.
 
 No texto da Professora Margarida Chagas Lopes deixam-se algumas interrogações que deveriam encontrar resposta nos programas eleitorais e entrar no debate público:
- Qual a prioridade que deve merecer a educação e a formação de adultos? (promoção da cidadania e inclusão social; desenvolvimento, progressão e realização individuais;- contribuição para o desenvolvimento sustentável….)?
- Quais os princípios norteadores e os eixos de referência fundamentais de uma política de educação e formação da população adulta?
- Deverá ser um mero programa de compensação de défice de escolarização ou uma estratégia de formação e qualificação?
- Que lugar para a educação formal, a aprendizagem não formal e informal, o desenvolvimento comunitário, o reconhecimento e a validação social das competências adquiridas?
- Que relação com a escola pública e os programas escolares?
O texto na íntegra encontra-se na respectiva página deste blogue.
São bem vindos os comentários que contribuam para alargar a reflexão sobre a temática em causa.

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