10 outubro 2013

DESENVOLVIMENTO, SUSTENTABILIDADE, MEIO-AMBIENTE, BEM-ESTAR

O futuro do bem-estar no nosso planeta está intimamente ligado à sustentabilidade económica e ambiental que, por sua vez, depende de vários fatores, nomeadamente a transição da atual economia mundial para um melhorado ecossistema de “ crescimento verde” ou seja de modos de produção com sustentabilidade a partir do uso das tecnologias limpas e sustentáveis principalmente as produtoras de bens essenciais à vida. Temos que ter presente que as energias e as matérias esgotáveis devem ser substituídas por renováveis, que atrasem e evitem o seu próprio esgotamento. É o caso das energias limpas que evitam emissões de gases com efeito de estufa e nos dão garantia de um eficaz usufruto por serem inesgotáveis.

É urgente! É mesmo um desafio salvar o planeta. O que podemos fazer? O desafio está em toda a parte da nossa vida e atividade, nos transportes, como no local de trabalho. Não chega ficar pelo óbvio, como poupar água e energia, separar os lixos para a reciclagem, mas é cada vez mais importante pensar e atuar tomando medidas e redefinindo um novo estilo de vida, procurando atingir o objetivo de reduzir o consumo e encontrar o modelo certo, com que em consciência nos sentiremos bem principalmente em nossa casa.

As causas do aquecimento global têm de ser rapidamente corrigidas, porque são cada vez mais insustentáveis e são o fator principal para o aumento das catástrofes ambientais. As consequências são cada vez mais nefastas com as grandes alterações trazidas ao meio-ambiente através dos incêndios e enxurradas, que reduzem os espaços naturais e paisagísticos. Está cada vez a ficar mais reduzida a ocupação territorial para a prática do lazer saudável e para a vida dos animais selvagens. A biodiversidade, apesar de haver cada vez mais áreas protegidas, está confinada e a sofrer continuamente investidas especuladoras de imobiliárias e é claro que não se está a ganhar esta guerra de deter a crescente extinção de muitas espécies que também afeta a humanidade e nos coloca perante a perda irremediável do nosso próprio futuro e bem-estar.

As perspetivas de futuro são animadoras, mas cada vez mais precisamos de usar a energia, para o desenvolvimento que proporcione mais bem-estar. É sobretudo através das novas tecnologias que se está a dar um grande passo no novo mundo cada vez mais energético. O esperançoso novo mundo está ligado aos novos meios ao nosso dispor, automatismos que nos darão maior segurança e comodidade, mais e melhores meios de informação, mais e melhores máquinas que nos ajudarão nos trabalhos mais penosos e agressivos, etc. No lar são sonhos, alguns já adquiridos pelas facilidades e comodismo de tantas ofertas em equipamentos e muitos meios eletrónicos ao nosso dispor e já existem autênticas casas inteligentes. Mas tudo precisa de energia. Esta encontra-se ao nosso alcance pois pode ser limpa e renovável.

João Lourenço, membro do Grupo Economia e Sociedade.

1 comentário:

  1. Faz bem o João Lourenço em trazer aqui à nossa reflexão este tema da sustentabilidade, do desenvolvimento e do bem-estar.
    É verdade que a sustentabilidade se refere quase sempre à sustentabilidade da natureza, mas essa só tem sentido quando ordenada para a sustentabilidade da pessoa humana. O laço de interdependência é, sem dúvida, o do coeficiente de consumo de energia por grau de bem estar, que deve ou pode ser considerado como aceitável.

    ResponderEliminar

Os comentários estão sujeitos a moderação.