Páginas do Blogue

02 julho 2021

Reler e relembrar: querer é diferente de saber


Hoje fui reler um texto de Stefano Zamagni sobre a “Economia de Francisco” escrito em Assis, em 19 de Novembro de 2020, mais de 18 meses depois da mensagem do Papa Francisco a lançar esse evento que se transformou em movimento.

Em apenas pouco mais de 2 páginas, Zamagni sublinha algumas das relevantes implicações do apelo do Papa a “avançar-se para um tipo diferente de economia, uma economia que inclua e não exclua, que humanize e não desumanize, que cuide do ambiente e não o despoje”.

Seguem-se seis chamadas de atenção sobre as tais relevantes implicações de uma economia diferente, “a economia de Francisco”, não o Papa, mas Francesco, il poverello.

A primeira chamada de atenção tem a ver com o conceito de valor, não apenas o reducionista e exclusivo preço de mercado, próprio de uma mentalidade ”extractivista e tecnocrática” em que, por exemplo, “os bens relacionais, os bens de cuidado, os comuns, os bens de gratuitidade, etc.” não entram na métrica do PIB.

A segunda chamada de atenção lembra a necessidade de as empresas não terem como finalidade (purpose) apenas lucros, mas deverem também ter em consideração “o bem-estar de todos os interessado e atingidos”, os stakeholders, devendo os investidores focarem-se no longo prazo e no impacto social e ambiental do investimento.

De acordo com a terceira chamada de atenção, é urgente que “os sistemas de contabilidade financeira incluam métrica social e ambiental e que o impacto de investimento se torne uma norma de comportamento”.

A quarta chamada de atenção lembra o papel dos governos no estabelecer das regras do que Zamagni designa de “jogo económico com vista ao bem comum e não aos interesses de grupos particulares de actores”, pois “sem regras a globalização torna-se uma selva”.

A sexta chamada de atenção sublinha que a abordagem de “desenvolvimento humano integral" da Laudato sì deve ser participativa e não paternalista.

Deixei para o fim a quinta chamada de atenção, pois foi ela que me levou a partilhar este post. E diz assim:

“Querer fazer a coisa certa é algo diferente de saber que coisa certa fazer, e isto por sua vez é algo diferente de fazer realmente a coisa certa”. Como o português aqui não capta o eloquente jogo de expressões, perdoe-se-me a transcrição do texto inglês: “Wanting to do the right thing is something different from knowing the right thing to do, and that in turn is something other than actually doing the right thing.”. Depois Zamagni lembra que é indispensável o contributo das Universidades e centros de investigação para ver o mundo como ele é, mas também “imaginar como ele devia ser”. Concordo, claro. Mas já que falamos de nova métrica do PIB e, sobretudo, de novas regras, aí o querer acaba por ser mais importante que o apenas saber. Como é que “medimos” se o querer está de facto a querer fazer (e a estimular que se faça) o que é certo? Antes de mais – e isto é um início de resposta –, se nós, os cidadãos (que também somos responsáveis pelas práticas e pelo voto), virmos e sentirmos que há coerência nas medidas tomadas. E, já agora, que se sinta convicção quando se fala em valores que fundamentam essas medidas. Diria que precisamos do que eu arriscaria designar indicadores de querer para uma economia que vá no sentido da “Economia de Francisco”. E, quanto a indicadores, repito o lugar-chave de indicadores de coerência. Parece-me que há aqui trabalho para, entre outros, psicólogos sociais, sociólogos, economistas, gente de ciência política.

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação.