Nestes dias de campanha eleitoral com vista à constituição do próximo Parlamento europeu seria de esperar que o debate político se centrasse sobre o futuro que desejamos e as melhores estratégias para o construímos, no nosso País e no espaço europeu e seu relacionamento com os demais povos e com o Planeta. Com efeito, não faltam desafios novos a enfrentar no futuro próximo, incluindo o modelo de economia e de desenvolvimento sustentável que desejamos.
Lamentavelmente não tem sido assim e estamos, por isso, perdendo uma oportunidade de exercício de cidadania responsável e consolidação da democracia, que importa recuperar sob pena de um inevitável distanciamento dos cidadãos da Política, com consequências negativas bem conhecidas e diagnosticadas.
Indo ao encontro desta situação de risco de défice democrático sério, ocorre-me sugerir, como antídoto, esta entrevista da filósofa Martha Nussbaum acerca de temas de fundo a debater quanto a objectivos futuros a ter presente na construção de sociedades livres, com aumento de capacidades e bom uso de recursos, com igualdade de oportunidades e sem excluídos.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os comentários estão sujeitos a moderação.