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11 março 2017

Pensar a Educação. Portugal 2017

Por múltiplas e variadas razões, a educação das novas gerações e da população em geral deve merecer a atenção e o cuidado da sociedade no seu todo. Como já escrevi em outro texto: A educação é missão de toda a sociedade. Esta deve aprender a valorizar a educação e a cuidá-la como seu património imaterial, competindo ao Estado o dever de colaborar com a sociedade para que esta se assuma como sociedade educativa. (Pensar a Educação. Educa, 2015).
 
Assumindo o seu propósito de contribuir para uma sociedade educativa, de que a informação e a análise crítica acerca do sistema de educação e das correspondentes políticas públicas constituem um primeiro passo, o GES - Economia e Sociedade torna público um novo ponto de situação sobre a educação em Portugal. Fá-lo a partir dos contributos recebidos dos coordenadores/as de diferentes áreas temáticas abordadas em projecto anterior que culminou com a Conferência pública realizada em Maio 2015. 

Então, foi feita uma reflexão exaustiva sobre a situação, a identificação dos principais problemas detectados e a formulação de propostas para futuro (tudo documentado em dois livros, Pensar a Educação e Pensar a Educação - Temas sectoriais (Educa, 2015). De então para cá, quisemos saber: O que piorou? O que melhorou? Que soluções para futuro?

As conclusões desta indagação agora divulgadas pretendem ser um contributo para reanimar um saudável debate em torno da educação que desejamos e dos caminhos mais seguros para a alcançar. 

Trata-se de um debate que não pode confinar-se apenas aos mais directamente implicados (alunos, pais, professores) e, muito menos, ficar contido nos espaços da governação e da administração.

Não é demais relembrar que a educação tem a natureza de um investimento com ampla repercussão na qualidade da vida presente e nas potencialidades do desenvolvimento futuro do País e por isso importa a todos os cidadãos.

Ver o texto na íntegra aqui

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