tag:blogger.com,1999:blog-5257030722943633826.post8891957594256883366..comments2023-06-06T11:26:17.743+01:00Comments on A Areia dos Dias: O cheque liberta porque, finalmente, as famílias vão poder escolher?Unknownnoreply@blogger.comBlogger7125tag:blogger.com,1999:blog-5257030722943633826.post-86358691958114211602013-09-21T01:25:52.461+01:002013-09-21T01:25:52.461+01:00Creio que já foi quase tudo dito sobre as "vi...Creio que já foi quase tudo dito sobre as "virtualidades" do cheque ensino, uma das últimas armas de arremesso com que o Governo atinge a educação pública, na senda da boa aprendizagem neoliberal em que se empenha.<br />Sublinharia, apenas, um ou outro aspeto:<br /><br />- não há, de facto, qualquer liberdade de escolha quando os pais e as mães dos/as alunos/as, ou os/as próprios/as, não sabem ou não podem escolher: por deficiente escolarização, escassez de meios, desmotivação, anomia social... <br /><br />- não se espere que a habitual falta de informação sobre a qualidade do ensino, privado e público, venha agora a ser superada, promovendo de algum modo uma "escolha" informada: ao contrário da escola pública, que se vê cometida, desde logo pela Constituição (Artºs 73º, 75º...) ao prosseguimento dos objetivos de amplo acesso e de igualdade de oportunidades de acesso e sucesso (...), a escola privada visa o lucro crescente (e não só viabilidade); como tal, não desvendará aspetos fundamentais dos métodos de ensino e aprendizagem, organização curricular, inovação pedagógica ... que considere estratégicos em termos de "competitividade"; <br /><br />- apesar da diversidade de possibilidades, os cheques (vouchers...) ensino não cobrirão mais do que custos diretos com educação (propinas...); ora, é também o peso dos custos indiretos (a que Brandão Alves já se referiu)que origina agora o regresso das elevadas taxas de abandono escolar e a diminuição drástica das candidaturas ao ensino superior a que hoje assistimos entre nós;<br /><br />- atrás da pseudo liberdade de escolha, esconde-se o reforço da tendência para um ainda maior desinvestimento do Estado na educação pública, aspeto em que se destaca no âmbito da OCDE (*), a favor da transferência de recursos para a escola privada. Do mesmo modo se reforçará a segmentação da oferta educativa, a segregação da procura, a desigualdade, numa palavra;<br /><br />- ao contrário do que seria de admitir na atual situação de crise económica e de redução drástica no rendimento disponível das famílias, o Estado tem vindo a diminuir sistematicamente, nos últimos três anos, o esforço com a política social de suporte à educação, designadamente no que respeita a bolsas de estudo. Ora, a introdução do cheque ensino ajudará ainda mais o Estado a desresponsabilizar-se por aquele domínio da política social, com gravíssimas consequências para quem "opte" pela escola pública;<br /><br />- foi também referida (por Maria do Céu)a existência de numerosos estudos sobre as consequências da implementação dos cheques ensino. Em termos de desempenho escolar e de igualdade de oportunidades, os estudos científicos não exibem, com efeito, evidência de que a escola privada seja necessariamente, ou em geral, de melhor qualidade que a escola pública, nem de que os/as alunos/as portadores/as de cheque tenham obtido melhores resultados escolares que os restantes. No entanto, estudos existem que se pronunciam abertamente pelas vantagens do cheque ensino, ou seus equivalentes: relativamente a estes, têm vindo a ser desmontados, em muitos casos, erros metodológicos importantes, como generalizações abusivas, deficiente utilização de grupos de controlo (alunos/as da escola privada-pública; com cheque-sem cheque...). Surpreendentemente, ou talvez não, muitos destes estudos têm vindo a ser promovidos por partes interessadas, como grandes grupos económicos, confissões religiosas, e outros, que encontramos igualmente como patrocinadores do sistema de cheques (**)...<br /><br />(*) OECD (2013).Education at a Glance (www.oecd.org )<br />(**) CEP (Center on Education Policy, 2011). Keeping informed about school vouchers (...), disponível on line.Margarida Chagas Lopeshttps://www.blogger.com/profile/10821078534186873993noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5257030722943633826.post-9279432044364712752013-09-20T21:52:37.560+01:002013-09-20T21:52:37.560+01:00Talvez seja por isso que o Sr. Jeroen Dijsselbloem...Talvez seja por isso que o Sr. Jeroen Dijsselbloem aparece como consultor aos nossos "bombeiros"!Manuel Brandão Alveshttps://www.blogger.com/profile/14858541547454564441noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5257030722943633826.post-73638862891026471982013-09-18T19:29:20.740+01:002013-09-18T19:29:20.740+01:00O nosso monte está arder desde sempre. Na Holanda ...O nosso monte está arder desde sempre. Na Holanda 70% das escolas são privadas. No fundo ( como sempre) estamos nós com 4% . Os meus familiares na Holanda escolheram a escola e nem sabem se é pública ou privada. Sabem que é boa! Para uma família não há escola pública. Há escolas boas ou más. Luis Moreirahttps://www.blogger.com/profile/14326192380871125443noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5257030722943633826.post-69917603352055207382013-09-17T12:26:14.976+01:002013-09-17T12:26:14.976+01:00Agradeço à Céu estas oportunas sugestões.
De fato,...Agradeço à Céu estas oportunas sugestões.<br />De fato, quando o monte do vizinho está a arder, o melhor é precavermo-nos para que o fogo não possa entrar pelo nosso dentro e levar-nos o pinhal.Manuel Brandão Alveshttps://www.blogger.com/profile/14858541547454564441noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5257030722943633826.post-73140580518767019932013-09-16T19:36:33.811+01:002013-09-16T19:36:33.811+01:00Ao contrário de Portugal, há países que têm o hábi...Ao contrário de Portugal, há países que têm o hábito salutar de avaliar as suas políticas educativas, reformas, etc. antes de promover modificações. Há governantes que não delapidam a confiança de quem os escolheu para cuidar da <i>Res</i>Pública. <br /><br />A Suécia, os EUA, o Reino Unido, a Holanda já fizeram a sua experiência de "cheque-ensino", e já foram fazendo a avaliação dos impactos causados. <br /><br />Há uma conclusão comum àqueles estudos avaliativos (fartamente publicados e até divulgados pelos seus autores em Portugal), que deveria funcionar como sinal para os que agora se propõem lançar a iniciativa no nosso país: a medida acelerou a criação de desigualdades; o fosso de desigualdades é agora maior e já não é possível impedir o efeito dominó que esse alargamento de desigualdaes provoca em toda a sociedade.<br /><br />Ora, a nossa história vai repetir-se uma vez mais naquilo que nos é tão peculiar: quando os outros já perceberam que algo não resulta e o rejeitam, vamos nós implementa-lo como se fosse uma descoberta genial...<br /><br />Deixo uma sugestão de consulta ao que dizem por exemplo os holandeses sobre a sua experiência de "cheque-ensino":<br /><br /><b><a href="http://www.ncspe.org/publications_files/OP%20182.pdf" rel="nofollow">Growing Concerns about Segregation<br /></a></b>de<b> </b>Helen F. Ladd que é<br /><a href="http://fds.duke.edu/db/Sanford/hladd" rel="nofollow">uma das vozes mais conceituadas</a> <br />nesta matéria.<br />mcsthttps://www.blogger.com/profile/03757707511677096096noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5257030722943633826.post-64993584051580408372013-09-16T15:05:44.936+01:002013-09-16T15:05:44.936+01:00- Está lá?; é do Colégio Nossa Senhora da . . .
-...- Está lá?; é do Colégio Nossa Senhora da . . . <br />- É sim, faça o favor de dizer.<br />- Bom, sabe, agora com o cheque-ensino disseram-me que eu podia escolher um colégio privado para o meu filho mais novo e todos me têm dito que o vosso colégio é um colégio de qualidade.<br />- Pois pode; mas antes de lhe dar uma resposta preciso de lhe fazer umas perguntas; diga-me, sff, quantos anos tem o seu filho?<br />- Tem 14 anos.<br />- E que ano é que ele vai frequentar?<br />- Bom, sabe, nós nunca lhe podemos dar o apoio de que necessitava; também não saberíamos como, de modo que ele vai para o sexto ano?<br />- Para o sexto ano, com essa idade?<br />- Mas com essa idade ele deve poder ter a liberdade de escolher entre continuar a estudar ou ir para as obras; é pelo menos isso que eles têm dito na televisão.<br />- Talvez, mas nós não temos nada a ver com isso; diga-me só, sff, onde é que o Sr. reside?<br />- É preciso dizer? Bom, eu moro em Monte Abraão.<br />- No caso de o seu filho ser admitido no Colégio quem é que o trazia cá?<br />- Ora essa! Vai ele nas suas perninhas, porque quando ele sair para o Colégio já eu estou a trabalhar há mais de duas horas.<br />- E, para além das atividades letivas normais, o Sr. está disposto a pôr o seu filho a frequentar atividades paralelas, por ex., música, esgrima, natação . . .<br />- Isso está incluído no cheque ensino?<br />- Não, não está!<br />- E então, quando é que eu posso ir fazer a inscrição?<br />- Não pode, porque as vagas já estão todas preenchidas; de certeza que o Sr. encontra vaga numa escola pública.<br />- Do outro lado desliga-se o telefone e o pai não pode deixar de desabafar: “então é para isto que eles andam a falar de liberdade de escolha? Deve ser a mesma que nós já conhecemos que existe nos hospitais, nos tribunais, na segurança das residências e muitas outras . . ." <br />Manuel Brandão Alveshttps://www.blogger.com/profile/14858541547454564441noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5257030722943633826.post-56919941322634345752013-09-15T22:59:05.006+01:002013-09-15T22:59:05.006+01:00Resumo da situação actual no educação : ricos nas ...Resumo da situação actual no educação : ricos nas boas escolas privadas; remediados nas boas escolas públicas: pobres nas más escolas públicas.Com o cheque ensino, há a oportunidade de optar. Se for só um aluno pobre que fuja ao seu destino já valeu a pena. Os direitos ( e este é um direito das famílias) não se discutem. Exercem-se. Ninguém é obrigado.Luis Moreirahttps://www.blogger.com/profile/14326192380871125443noreply@blogger.com